Uma força-tarefa formada pela Prefeitura e voluntários recolheu as substâncias. O material coletado será levado para análise em Fortaleza.
A substância foi registrada por moradores na tarde desta quarta-feira (23), em Canoa Quebrada Foto: Rodrigo da Rocha/ Matéria: Diário do Nordeste |
A mancha de óleo cru que atinge o litoral do Nordeste há mais de 50 dias chegou à praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, a 150 km da capital cearense. A substância foi vista por moradores na tarde de quarta-feira(23). Em fotos e vídeos enviados ao Sistema Verdes Mares é possível observar a substância preta na costa.
Em nota divulgada nesta quinta-feira (24) pelas redes sociais, a Prefeitura de Aracati informou que uma ação emergencial retirou cerca de 700 Kg da substância do mar e da faixa de areia. Segundo a Prefeitura, a retirada do material foi realizada pela “intervenção da Marinha, por meio da Capitania dos Portos de Aracati, e o material recolhido será levado para análise em Fortaleza”.
Voluntário
O morador Rodrigo da Rocha Freire, de 39 anos, conta que costuma frequentar a praia e se juntou ao grupo de voluntários. Segundo ele, indícios do óleo já eram obsevados desde o início da manhã de quarta-feira. “Ontem de manhã eu já consegui tirar algumas manchas pequenas, nada ainda muito grande, mas já tirei cerca de 6 quilos”, lembra.
Por volta das 16h30, outros voluntários se mobilizaram para retirada do óleo e, nesta quinta-feira, uma força-tarefa formada pela Prefeitura e voluntários recolheu as substâncias.
Conforme nota da prefeitura, o restante do óleo observado na quarta-feira no mar não chegou a encalhar na faixa de praia, mas poderá ocorrer nesta quinta (24) ou pode chegar a outras praias vizinhas de municípios da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário