Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Pacujá no lançamento do Projeto #ChegueiEnsinoMédio




O prefeito de Pacujá, Alex Melo e seu Vice, Zé Antonio estiveram presentes no lançamento do Projeto #ChegueiEnsinoMédio, uma promoção do Governo do Estado do Ceará, que visa motivar os alunos que estão chegando do ensino fundamental para o Ensino Médio.

Na ocasião, o governador destacou a evolução da educação nos municípios, dentre os quais, Pacujá também é destaque entre as melhores da sua região.



Fonte: Blog do Tidi

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

IBIAPINA-CE: BANDIDOS ARMADOS PRATICAM ASSALTO A CASA LOTERICA




Na manhã desta sexta, quatro bandidos armados realizaram um assalto a casa lotérica de Ibiapina. O valor que foi roubado ainda não foi contabilizado. 

Após o assalto os bandidos fugiram num veículo gol no sentido ao município de Mucambo.

O destacamento Policial de Ibiapina, sob o Comando do Tenente Sousa, com reforço da equipe da Força Tática de Tianguá, e destacamentos vizinhos estão em diligências no intuito de fechar o cerco aos bandidos que possivelmente estejam homiziados em uma localidade pouco antes do município de Mucambo. 

No vídeo do assalto aparece um dos bandidos com o rosto descoberto, qualquer informação que possa levar identificar esse indivíduo, favor informar a polícia através do 190 ou dos telefones (88) 99480 – 6538.

Confira o vídeo do assalto.
 


Municípios são obrigados a fazer levantamento de infestação por Aedes Aegypti

Foto: Google




Resolução do Ministério da Saúde publicada hoje (27) no Diário Oficial da União torna obrigatória a realização de levantamento entomológico de infestação por Aedes aegypti em todos os municípios do país. O texto também estabelece que as informações sejam enviadas às secretarias estaduais de saúde e, posteriormente, ao Ministério da Saúde.

De acordo com a publicação, a decisão foi tomada levando em consideração os diversos condicionantes que permitem a manutenção de criadouros do mosquito, a cocirculação de quatro sorotipos da dengue no país e a existência de grande contingente populacional exposto previamente a infecções pelo vírus, aumentando o risco para ocorrência de epidemias com formas graves da doença e elevado número de óbitos.

A pasta também considerou a identificação de casos de febre chikungunya, com transmissão autóctone comprovada em alguns municípios e risco iminente de expansão, além do surto do vírus Zika e sua rápida dispersão para todas as regiões do país, provocando epidemias importantes acompanhadas de graves manifestações neurológicas em adultos e recém-nascidos.

Ainda segundo o ministério, levantamentos de índices de infestação devem ser utilizados como ferramenta para direcionamento e qualificação das ações de prevenção e controle do mosquito. A proposta é que municípios infestados com mais de 2 mil imóveis realizem o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), enquanto as cidades infestadas com menos de 2 mil imóveis terão de fazer o Levantamento de Índice Amostral.


foto: Google



Já localidades onde não há infestação deverão realizar monitoramento por ovitrampa ou larvitrampa (armadilhas que identificam a presença de mosquitos na região) ou outra metodologia validada. As informações geradas após cada levantamento realizado deverão ser consolidadas pelas secretarias estaduais de saúde e enviadas ao ministério. A resolução entra em vigor hoje.

Em 2016, das 3.704 cidades aptas a participar do LIRAa, 2.284 integraram a edição – o equivalente a 62,6% do total. Os dados mostram que, até novembro do ano passado, pelo menos 885 municípios brasileiros estavam em situação de alerta ou de risco de surto para dengue, Zika e chikungunya. O número representa 37,4% das cidades pesquisadas.



Fonte: O povo Online

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Encontro para planejamento dos dias de carnaval em Pacujá-Ce

Imagem: Eliziane Farias


Nesse 23 de janeiro de 2017, segunda-feira, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em conjunto com a Secretaria de Cultura reuniram-se para planejar os eventos comemorativos para o carnaval no município de Pacujá, ficaram agendados para dia 23 de fevereiro, as atividades de convivência e fortalecimento de vínculo das crianças de 0 a 6 anos de idade e dia 24 de fevereiro atividades com os cidadãos da terceira idade.



Fonte: Bomdever.com

Corpo de Bombeiros alerta sobre risco de raios no Ceará durante período de chuvas





Com as últimas chuvas, foi registrado do início do ano até esta sexta-feira (20) o total de 5.805 raios no Ceará, o que representa um valor três vezes maior em relação ao mês de janeiro inteiro do ano passando, quando ocorreram 1.547 incidências, segundo dados divulgados pela Enel Distribuição Ceará.

Com uma intensidade típica de 30 mil ampères, as descargas elétricas atmosféricas podem causar, além de danos ao meio ambiente (animais, plantas) e ao patrimônio, lesões ou mortes em pessoas. Dependendo da corrente, as vítimas podem sofrer queimaduras, ferimentos graves e ainda mortes instantâneas, que são geralmente atribuídas à parada cardíaca ou cardiopulmonar. As pessoas, na maioria das vezes são atingidas por correntes indiretas dos raios que vêm, por exemplo, pelo chão, dependendo do ambiente atingido.

Devido aos riscos desse fenômeno natural e imprevisível, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) alerta a população e sugere a adoção de algumas medidas que podem salvar vidas. Uma delas recomenda que, ao verificar que uma pessoa foi atingida por um raio e encontra-se inconsciente, sejam iniciadas imediatamente manobras de massagem cardiorrespiratória (RCP).


O CBMCE também sugere que:

- Durante as tempestades, permaneça em casa;

- Não entre em contato com materiais ou estruturas metálicas (cercas, arames, alambrados, tendas, barracas, guarda-chuvas, postes, linhas telefônicas ou elétricas) durante a tempestade;

- Se estiver fora de casa, procure se abrigar dentro de um carro, com as janelas fechadas e sem contato com partes metálicas. No interior de edificações, permaneça longe de janelas ou portas;

- Não se aproxime de árvores isoladas, antenas ou torres;

- Não permaneça dentro d"água;

- Desligue todos os aparelhos eletrodomésticos das tomadas e, também, desconecte da antena externa o televisor, assim você estará reduzindo danos;

- Utilize o telefone somente em caso de emergência, pois os raios podem alcançar a linha telefônica aérea;

- Evite estar a bordo de embarcações de pequeno porte;

- Evite praias, piscinas, áreas abertas ou picos desprotegidos;

- Evite locais de grande aglomeração de pessoas, uma vez que a corrente pode passar indiretamente sem que haja contato; - Fuja de locais de armazenamento de produtos inflamáveis.


Plantão

O Corpo de Bombeiros atende a qualquer ocorrência, 24 horas por dia. Basta entrar em contato com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) pelo número 190 ou, ainda, pelo 193.





Fonte: Governo do Estado do Ceará 

Via: Mucambo em Questão

GRAÇA- CE: POLÍCIA MILITAR APREENDE 3 MENORES SUSPEITOS DE FURTO

Menores


A apreensão dos menores aconteceu na noite de ontem (22) na cidade de Graça. Três adolescentes foram apreendidos suspeitos de terem praticado um furto a uma residência na citada cidade. Os infratores são suspeitos do furto de uma TV, um notebook e um violão.


Produtos do furto


 
Os produtos apreendidos e os menores foram apresentados na Delegacia 24 horas de Sobral, para a lavratura dos procedimentos cabíveis.



Fonte: Sobral 24 horas c/ Jorge Alves
Via: Mucambo em Questão

sábado, 21 de janeiro de 2017

Mucambense morador de rua ajudado por Doria não é ator; conheça Gerson

Silva e Doria: “limpo” demais, segundo a teoria da conspiração (Foto: Fabio Arantes)

Cearense de Mucambo, no interior do estado, o ex-faxineiro Gerson Araújo da Silva, de 41 anos, ocupa um trecho de calçada na altura do número 100 da Líbero Badaró, no centro, há pouco mais de quatro anos. Usa dois cobertores como colchão e um terceiro para não sentir frio à noite. Divide o espaço com outros três moradores de rua.
Várias vezes ao dia, entra no prédio da Secretaria de Direitos Humanos, ao lado, para tomar água. No almoço, compra marmitas em um bar em frente e divide com os colegas. Quando não tem dinheiro, ganha o que sobra de comida nos estabelecimentos da região.

Em sua mochila cor-de-rosa (é uma mala escolar de menina), guarda quatro mudas de roupa. No fim da tarde, costuma ir até a Avenida 23 de Maio para tomar banho em uma bica de água gelada, com sabonete.



O ex-faxineiro Gerson Araújo da Silva, de 41 anos (Foto: Alexandre Battibugli)    

No último dia 10, em uma caminhada pela área, João Doria parou para conversar com Silva e lhe prometeu dar roupas e pagar por um corte de cabelo e um almoço. O prefeito quer ajudar pessoas em situação parecida investindo na melhoria dos centros de acolhida, com a distribuição de kits de higiene.

A foto do encontro foi publicada em vários veículos de comunicação e também na página do tucano no Facebook. Em menos de uma semana, o post acumulava quase 200 000 curtidas e 40 000 compartilhamentos.

Alguns sites levantaram a suspeita de que tudo seria uma armação. Segundo páginas como Conexão Jornalismo, Esquerda Caviar e Dilma Mais que Bolada, o mendigo poderia ser um ator contratado pela prefeitura. Chegaram a marcar a imagem com várias setas, indicando “evidências” do truque, como em um jogo dos sete erros.

As unhas, a pele do rosto e o cabelo estariam limpos demais. Os chinelos e os cobertores pareciam novos. Até uma garrafa de 51 na calçada foi apontada como “prova”. Seria cara demais para ser consumida por gente naquela situação. Indignado com as insinuações, um médico que acompanha o caso de Silva resolveu se manifestar nas redes sociais.

“Não defendo o Doria porque não o conheço. Mas quero informar: ele (Silva) é, sim, morador de rua e eu cuido dele”, publicou o psiquiatra Marcelo de Oliveira Arantes.

Sem-teto no centro: doações de kits de higiene (Foto: Amanda Perobelli/Estadão Conteúdo)
O mendigo ficou sabendo da polêmica por lojistas vizinhos, que lhe mostraram as notícias. “É um absurdo me chamarem de mentiroso”, disse ele a VEJA SÃO PAULO. “Não recebi nada, além de promessas”, completou. Silva sofre de sérios distúrbios mentais.

Foi diagnosticado com esquizofrenia, epilepsia e depressão. Ingere 21 remédios controlados por dia, dez pela manhã e onze à tarde. Pega os comprimidos gratuitamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Glicério duas vezes por semana. Ali conheceu o doutor Arantes, que o vê uma vez por mês no consultório. “Devo muito a ele”, admite o morador de rua.

Devido aos seus problemas, recebe mensalmente 880 reais de benefício pela Lei Orgânica da Assistência Social. O dinheiro é usado para comprar comida, roupas, “ajudar os amigos que passam por ali” e consumir bebidas alcoólicas. “Não há outro lugar para mim que não seja a rua”, diz.

Sua irmã, a dona de casa Jocilene Araújo Silva, de 39 anos, rebate essa afirmação. “Ele pode vir à nossa casa quando quiser, sabe disso. Mas não podemos forçá-lo a fazer o que não tem vontade”, lamenta.

Antes de viver nas ruas, Silva, que é analfabeto, trabalhava como faxineiro em condomínios de escritórios, shoppings e em uma padaria da Zona Sul. Acabou sendo demitido por causa da bebida. Seu casamento de cinco anos também terminou em decorrência do vício. Tem dois filhos, Mateus Silva, de 20 anos, e Letícia, de 15.

Ele os vê esporadicamente, quando visita a residência de uma das irmãs, em Santo Amaro. “Mateus trabalha como repositor de supermercado e vai ser pai no mês que vem. A Letícia só estuda, mas colocou piercing em tudo quanto é lugar do corpo, o que me deixou bem chateado”, conta. “Quero ver se mantenho a depressão sob controle para poder conhecer meu netinho.”

Até a tarde da última quinta, 19, os sites que divulgaram a teoria da conspiração não haviam tirado do ar as “notícias” do mendigo fake.


Fonte: Veja São Paulo
Via: Mucambo em Questão

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Relator da Lava Jato no STF, Teori Zavascki morre aos 68 anos após queda de avião em Paraty, diz filho




Relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki morreu na tarde desta quinta-feira (19), aos 68 anos, após a queda de um avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. A morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Zavascki em uma rede social.
Às 18h05, o filho do ministro, Francisco Prehn Zavascki, escreveu no Facebook: "Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!". Às 17h22, ele já havia publicado: "Amigos, infelizmente, o pais estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre". 

Mensagem publicada em uma rede social pelo filho de Teori Zavascki confirmando a morte do ministro do STF (Foto: Reprodução / Facebook)


No meio da tarde desta quinta, chegou ao STF a informação de que o nome do ministro estava na lista de passageiros da aeronave que caiu no litoral fluminente. A lista foi entregue para a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, e também para o presidente da República, Michel Temer.
A Infraero informou que a aeronave prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, decolou às 13h01 do Campo de Marte, na capital paulista. O avião é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas.
A Anac informou que a documentação da aeronave estava em dia, com o certificado válido até abril de 2022 e inspeção da manutenção (anual) válida até abril de 2017.
O dono e operador da aeronave é o Hotel Emiliano, segundo informações de abril de 2016 disponíveis no Registro Aeronáutico Brasileiro, documento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que reúne uma relação de todas as aeronaves brasileiras certificadas pela Anac. 

Viúvo desde 2013, Teori deixa três filhos. Ele se tornou ministro do STF em 2012 por indicação da então presidente da República, Dilma Rousseff.
O magistrado teve o nome aprovado no Senado com 54 votos favoráveis e quatro contrários. Ele substituiu o ministro Cezar Peluso, que havia se aposentado no mesmo ano.
Natural de Faxinal dos Guedes (SC), Teori também foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) entre 2001 a 2003 e atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral na década de 1990.
Ele ingressou na carreira jurídica em 1971, em Porto Alegre, como advogado concursado do Banco Central, onde atuou por sete anos. No anos 80, o magistrado se transferiu para a superintendência jurídica do Banco Meridional do Brasil.

A queda do avião

Segundo o aeroporto de Paraty, o avião saiu de São Paulo (SP) e caiu a 2 quilômetros de distância da cabeceira da pista. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), quatro pessoas estavam a bordo.
Por volta de 14h50, a Polícia Militar disponibilizou uma lancha para auxiliar as buscas. A Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros também trabalhavam no resgate.
Na tarde desta quinta, a Infraero informou ao G1 que a aeronave prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo (SP), com destino a Paraty. A aeronave é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas.
O dono e operador da aeronave é o hotel Emiliano, segundo informações de abril de 2016 disponíveis no Registro Aeronáutico Brasileiro, documento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil que reúne uma relação de todas as aeronaves brasileiras certificadas pela Anac. 

Mapa do local do acidente com avião em Paraty (Foto: Arte/G1)



 Fonte: G1

Avião cai em Paraty e ministro Teori Zavascki pode estar entre os passageiros

Teori Albino Zavascki é ministro do Supremo Tribunal Federal desde 29 de novembro de 2012, tendo sido nomeado pela presidente Dilma Rousseff. É o relator dos processos da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). ( STF )

Bimotor decolou às 13h01 de Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty (RJ), com quatro pessoas a bordo. Modelo da aeronave que caiu em Paraty. ( WIKIPEDIA/COMMONS )  


Um avião modelo BE9L King Air caiu na tarde desta quinta-feira (19), em Paraty (RJ). A aeronave transportava quatro passageiros e, entre eles, pode estar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki.

O próprio STF informou que o ministro, que é relator da Operação Lava Jato na corte, estava na lista de passageiros do voo. Até o momento, porém, não há confirmação de que ele estivesse realmente a bordo.

As primeiras informações sobre o acidente apontam que a queda provocou a morte de três passageiros, mas que há um sobrevivente. A aeronave, prefixo PR-SOM, havia saído do Campo de Marte, em São Paulo, às 13h01. Segundo a Infraero e Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), ela pertence à Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras, dona do hotel Emiliano.

A informação sobre o acidente chegou à Aeronáutica a partir do Corpo de Bombeiros do Rio. O braço regional do Cenipa no Rio enviou uma equipe à região. Devido a intensas chuvas que caem na região, segundo a Aeronáutica, a equipe teve que se deslocar de carro, devendo chegar ao local do acidente no início da noite desta quinta-feira (19).

Informações desencontradas

Há informações desencontradas sobre sobreviventes. Extraoficialmente, sabe-se que o presidente Michel Temer e a presidente do STF, Cármen Lúcia, foram informados sobre o acidente. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também recebeu, na Suíça, a mesma informação. O avião partiu de São Paulo para o Rio de Janeiro.



Fonte: Diário do Nordeste
Via: Mucambo em Questão

POLÍCIA MILITAR DE MUCAMBO RECAPTURA FUGITIVOS DA CADEIA PÚBLICA

Policiais militares da cidade de Mucambo conseguiram recapturar dois dos quatro fugitivos da cadeia pública do referido município. Os indivíduos conseguiram render o Agente Penitenciário e fugiram em rumo ignorado. 
Durante a fuga, os indivíduos efetuaram um furto de uma motocicleta.

A PM foi acionada, realizou diligências e conseguiu recapturar dois fugitivos. Um dos fugitivos, identificado por Marcos Paulo, foi baleado na perna direita e encaminhado para o hospital Santa Casa, e em seguida foi conduzido para a cadeia de Mucambo.
O procedimento policial foi lavrado na Delegacia Municipal de Pacujá. O fato foi registrado na tarde de ontem (18), por volta das 15:30h.

Fonte: Sobral 24 horas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

POLICIAIS CIVIS DE PACUJÁ CUMPREM MAIS UM MANDADO DE PRISÃO DE HOMICIDA


Depois de terem elucidado um crime de feminicídio ocorrido na cidade de Varjota tempo recorde (em menos de 24 horas) que culminou com a prisão do acusado por meio de Mandado de Prisão Preventiva na Cidade de Crateús, a Polícia Civil através dos policiais civis de Pacujá, coordenados pelo Delegado Titular, Dr. Rômulo Sousa, resolveram mais um caso de homicídio.
Dr. Rômulo: Delegado Municipal de Pacujá

Dessa vez os brilhantes policiais prenderam os dois acusados de terem matado a pessoa de JOÃO BATISTA DE ARAÚJO.

O fato aconteceu na zona rural do município do Graça, na localidade de Caetano, por volta das 03:00 do dia 05.12.16. Iniciadas as investigações, os policiais civis conseguiram a identificação dos suspeitos apenas como BRUNO PÉ DE PATO e BRUNO FILHO DA MARIA GONZAGA.

De posse dessas informações, o Delegado Municipal de Pacujá representou pela Prisão dos suspeitos e na tarde de ontem conseguiu identificar os responsáveis pelo homicídio e deu cumprimento ao mandado judicial, que permitiu identificá-los como sendo BRUNO DA COSTA RODRIGUES e RAIMUNDO BRUNO DE ARAÚJO SOUSA.


Acusados


Os suspeitos foram levados à Cadeia Pública do Graça, onde aguardarão o fim das investigações e a decisão da Justiça sobre o caso.


Fonte: Sobral 24 horas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Prefeito de Pacujá, Alex Melo se reúne com presidente da Aprece.




O presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, recebeu o prefeito eleito de Pacujá, Alex Henrique Alves de Melo, para discutir temas referentes ao inicio da gestão municipal. Na ocasião, o novo gestor assinou o termo de filiação do município junto à Aprece, confirmando assim, a união de forças pelo desenvolvimento dos municípios cearenses.


Via Blog do Tidi

PACUJÁ, GRAÇA, MUCAMBO E MAIS 45 MUNICÍPIOS CEARENSES DEVEM RECEBER 239 MILHÕES PARA CUSTEAR SAÚDE



Em visita a Fortaleza na tarde desta quinta-feira, o atual ministro da Saúde, Ricardo Barros, deve anunciar a liberação de R$239,1 milhões destinados à saúde do Estado do Ceará. Barros se reunirá a prefeitos, gestores do setor e outras autoridades, após realizar visitas, a partir das 16h30, a alguns dos maiores hospitais da Capital, como o Instituto José Frota (IJF) e ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Os recursos anunciados pelo ministro referem-se a emendas parlamentares, além de serem destinados a serviços de saúde que não vinham recebendo contrapartida federal, a exemplo de leitos, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e serviços especializados.

Do total estipulado, R$179,8 milhões estarão empenhados em emendas parlamentares, enquanto R$59,2 milhões por ano serão direcionados ao custeio de 264 serviços de saúde, cujos funcionamentos estavam sem a contrapartida federal.
Os valores referentes aos serviços que funcionavam mesmo sem o auxílio do Governo Federal serão distribuídos entre 48 municípios cearenses. Dessa forma, os R$59,2 milhões devem subsidiar iniciativas como laboratório de próteses dentárias, centro de especialidade e reabilitação (CER), além de assistências hospitalares e ambulatoriais, voltados à assistência especializada e atendimento de média e alta complexidade. Serão ainda beneficiadas mais cinco Unidades de Pronto-Atendimento (Upas) nos municípios de Fortaleza, Camocim, Granja e Jijoca de Jericoacoara.

A parte dos recursos que será destinada para a cidade de Fortaleza deve beneficiar sete estabelecimentos, dentre os quais estão o Grupo de Educação e Estudos Oncológicos, o Hospital e Maternidade Drª Zilda Arns Neumann, o Hospital Geral Waldemar de Alcântara, o Hospital Infantil Albert Sabin, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, a Policlínica Dr. João Pompeu Lopes Randal e a primeira etapa da Rede de Urgência e Emergência. Ainda na Capital, de acordo com dados do Ministério da Saúde, os serviços custeados contemplarão centros especializados de reabilitação, leitos de UTI adulto e neonatal, o plano de ação regional da rede de urgência/emergência, reclassificação dos hospitais de oncologia, serviços de referência para diagnóstico de câncer de mama, serviços cardiovasculares, terapia nutricional, enteral e parenteral, Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco), assim como a tabela de reajuste de procedimentos de média complexidade em oncologia.

Assistência

De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento da assistência ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi possível em função da otimização de gastos, que gerou uma eficiência econômica de R$1,9 bilhão. Os recursos serão utilizados para ofertar mais de 5.900 serviços em todo o País.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o ministro Ricardo Barros afirmou ainda que o combate a arboviroses, como dengue, zika e febre chikungunya, é um dos principais focos da Pasta.


"O que queremos é evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente a transmissão da dengue, vírus Zika e chikungunya. A necessidade de realização de levantamentos de índices de infestação é uma das ferramentas para qualificar as ações de prevenção e controle do mosquito", colocou.


Via O obralense e Graça News.

Ceará registra o maior volume de chuva do ano


A chuva de ontem em todo o Estado foi a maior registrada este ano pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Foi também a terceira maior média de precipitações registrada desde o início da pré-estação chuvosa, em dezembro do ano passado. A média ficou em 4,7 milímetros (mm). As chuvas chegaram a 63 cidades cearenses.


A maior precipitação do Estado ontem foi registrada no município de Ipueiras, chegando a 101 mm. As chuvas também foram intensas em cidades como Cascavel (30 mm), Quixeré (28,8 mm) e Ararendá (28 mm). As ocorrências se concentraram, principalmente, no litoral de Fortaleza, além da região da Ibiapaba e do litoral do Pecém (em São Gonçalo do Amarante), respectivamente.


Em Fortaleza, a média de precipitações ficou em 11,6 mm, sendo a maior chuva registrada no posto localizado no bairro Pici (19 mm). Com a chuva, semáforos de pelo menos oito cruzamentos da Capital ficaram apagados. 

InfluênciasDe acordo com Raul Fritz, meteorologista da Funceme, as chuvas têm influência de dois sistemas. Um deles é a Zona de Convergência Intertropical, que está mais próxima do continente, permite a formação de nuvens de chuva e, associado aos Vórtices Cavados de Altos Níveis, influencia as precipitações dos últimos dias. A previsão é que esses sistemas provoquem chuvas de menor intensidade em todo o Estado até amanhã.

Fritz diz ainda que as ocorrências da pré-estação chuvosa (entre dezembro e fevereiro) não têm relação com a quadra invernosa. Esta última é fundamental para pôr fim à seca que o Estado enfrenta há cinco anos.


Fonte: O povo online

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Secretário executivo de Segurança do Ceará é assaltado na porta de casa em Fortaleza

O secretário executivo de Segurança Pública, Raulfilio Santiago Vidal, foi a mais nova vítima da insegurança do Ceará. Nesta terça-feira (10), o secretário e sua esposa sofreram um assalto quando chegavam em casa, localizada no Bairro de Fátima, em Fortaleza.

Polícia investiga quem são os culpados (FOTO: Fernanda Moura / Tribuna do Ceará)


Conforme apurado pelo Tribuna do Ceará, os criminosos roubaram celulares, carteira, documentos e até as alianças do secretário e da sua esposa.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o veículo da modelo HR-V foi localizado ainda na noite desta terça-feira após diligências da Polícia Militar.


Número de assassinatos em 10 anos no Ceará supera população de 114 municípios do estado

Ceará registra quase 10 homicídios por dia durante o ano de 2016

“O veículo pertencente ao secretário executivo da SSPDS levado de assalto foi localizado ainda na noite de ontem, após a realização de uma série de diligências”, detalha a nota.

Ainda conforme a pasta, o caso deve ser investigado nos próximos dias. “A SSPDS informa que as investigações para a identificação e prisão dos envolvidos no delito são realizadas pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) da Polícia Civil do Estado do Ceará”, concluiu.

Roubos no Ceará em 2016

A violência tem sido intensa desde o ano passado. Somente em 2016, pelo menos 129 mil registros de roubos foram realizados no Ceará. O número é considerado o maior registro de roubos e furtos desde 2013.

Entre os carros roubados em 2016 estava a camionete Hilux prata registrada em nome do prefeito Roberto Cláudio (PDT), que foi roubada no bairro Parque Dois Irmãos. O motorista de Roberto Cláudio estava com veículo em sua residência. Por volta das 4h, a casa foi invadida e o carro foi roubado, segundo a assessoria de imprensa do prefeito.

Fonte: Tribuna do Ceará

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Cidade de Graça, na região da Ibiapaba, registra forte chuva nesta sexta (6)


O Ceará registrou chuvas em 25 municípios de 7h da quinta-feira (5) até 7h desta sexta-feira (6), conforme monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). A região que concentrou a maior parte das precipitações foi a Região norte do Estado.
A cidade de Graça teve a maior chuva, com 60 milímetros. Em seguida, postos em São Benedito (21.0 mm) e Frecheirinha (15 mm), também na Região Norte.
Completam as maiores chuvas do estado: Barroquinha (15 mm), Ibaretama (14 mm), Uruoca (12 mm),  Tianguá ( 8.2 mm), Reriutaba (8.0 mm), Itapiúna (7.2 mm) e Guaraciaba do Norte (7.0 mm).

Possibilidade de chuvas

Segundo a Funceme, para esta sexta-feira, no decorrer do dia, nebulosidade variável com chuva isolada na região centro-norte. Nas demais regiões cearenses, céu parcialmente nublado. Já no sábado (7), nebulosidade variável com possibilidade de chuva isolada no centro-norte. Nas demais regiões cearenses, céu parcialmente nublado.
No domingo (8), Ao longo do dia, há possibilidade de chuva isolada no centro-norte. Nas demais regiões cearenses, céu parcialmente nublado.

Fonte: G1 Ce