CEARÁ COMBATE EVASÃO
O Que é o IOEB?
O IOEB - Índice de Oportunidades da Educação Brasileira é um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica - da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local -, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola.
O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.
O IOEB - Índice de Oportunidades da Educação Brasileira é um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica - da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local -, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola.
O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.
"O crescimento no número de municípios do Ceará entre aqueles com melhor
desempenho começa a validar a hipótese de que uma maior sinergia entre o
Estado e municípios gera resultados", diz Luana Tavares, diretora do
CLP. Além da ONG, a Fundação Roberto Marinho, a Fundação Lemann, o
Instituto Península e o Instituto Natura também apoiam o Ioeb.
Junto com o índice também será divulgado nesta quinta-feira (7) um
estudo qualitativo que buscou mapear práticas comuns dos 100 municípios
com melhores resultados. Segundo Fabiana de Felício, que coordenou a
pesquisa, a ação preventiva contra a evasão é uma das políticas que se
destacam. "A identificação precoce dos alunos que faltam tem permitido
que os gestores tomem outras medidas, como reposição imediata do
conteúdo".
Outro aspecto em comum entre os municípios com bons resultados, ressalta
a pesquisadora, é o equilíbrio entre centralização e autonomia e a boa
gestão de recursos. "Estamos vendo mais casos em que as secretarias de
educação têm maior autonomia para gerir o orçamento da área", diz.
FONTE: Folha de São Paulo
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