Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Fachin autoriza abertura de inquérito contra presidente do Senado Eunício de Oliveira (PMDB-CE)

Ministro do STF retirou sigilo de inquérito contra Eunício de Oliveira (PMDB-CE)

Presidente do Senado, Eunício Oliveira - Jorge William / Agência O Globo
RIO — O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin autorizou a abertura de inquérito contra o presidente do Senado, Eunício de Oliveira (PMDB-CE) no âmbito da Lava-Jato. Fachin também determinou a retirado do sigilo sob o inquérito.

Na documento, Facchin aceita o pedido de instauração de inquérito feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o pedido para lavantamento do sigilo dos autos, por" considerar inexistente qualquer motivo para manutenção da restrição de publicidade".


Fachin autorizou pedido de investigação contra Eunício de Oliveira - Reprodução

Fachin, que é relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), também autorizou nesta quinta-feira abertura de inquérito para investigar o presidente Michel Temer. O pedido de investigação foi feito pela PGR. Agora, Temer passa formalmente à condição de investigado na Operação Lava Jato.

"À luz dessas considerações, determino o levantamento do sigilo destes autos. Atendida a providência, remetem-se à Polícia Federal para o atendimento das diligências apontadas à fl. 43, e outras necessárias à elucidação dos fatos, no prazo de 60 (sessenta) dias", conclui o ministro.
Eunício de Oliveira é investigado no âmbito da Lava-Jato - Reprodução

Não há maiores detalhes sobre o processo. A decisão suspendendo o sigilo foi tomada a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.


Fachin também mandou abrir inquérito contra o deputado Irajá Abreu (PSD-TO), filho da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO). A investigação é baseada na delação da Odebrecht. A suspeita é que ele tenha recorrido ao caixa dois na campanha de 2014. Irajá teria recebido R$ 100 mil da empresa.
Em abril, quando os demais inquéritos baseados na delação da Odebrecht foram abertos, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, informou que ainda não tinha elementos suficientes para determinar se os R$ 100 mil foram doados de forma oficial ou não. Em nova manifestação, Janot argumentou que é possível investigá-lo por caixa dois.

A assessoria de Eunício de Oliveira ainda não se pronunciou.


Fonte:OGlobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário