Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de julho de 2021

Polícia Civil deflagra operação contra organização criminosa liderada pelo filho do prefeito de Itatira no Ceará

Polícia Civil deflagra operação contra organização criminosa liderada pelo filho do prefeito de Itatira no Ceará. Fonte: Blog do Roberto Moreira 


A Polícia Civil, através da Delegacia de Combate à Corrupção  – DECOR, com o apoio do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro– LAB-LD/PCCE, Delegacia de combate à lavagem de Dinheiro - DCLD , todas vinculados ao Departamento de Recuperação de Ativos, e também do Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil – DTO - deflagrou nas primeiras horas desta terça-feira (06/07/2021) a “OPERAÇÃO HASTA”, com o desiderato de coletar novos elementos de provas sobre a suspeita de fraudes em licitações e lavagem de dinheiro no município de Itatira no Ceará e em outros do estado. 

De acordo com a investigação, um grupo comandado por membros da mesma família se valia de interpostas pessoas, popularmente conhecidas como “laranjas”, para fundarem e/ou assumirem empresas que concorriam e ganhavam licitações milionárias nos municípios que estão sendo investigados. Há a suspeita do envolvimento de servidores públicos e agentes políticos em um esquema criminoso, voltado a criar facilidades para que estas empresas conseguissem contratar com os poderes públicos municipais. 

Ao todo, setenta e cinco policiais civis estão dando cumprimento a quantidade de 15 (quinze) Mandados de Busca e Apreensão Domiciliares, nas cidades de Itatira, Fortaleza, Caucaia e Pacatuba, além de 38 (trinta e oito) sequestros de veículos, 01(um) sequestro de imóvel, bem como, do bloqueio de ativos financeiros em centenas de contas bancárias.

A operação tem por objetivo investigar os crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As ordens judiciais foram expedidas pela Comarca de Canindé no Ceará.

As empresas investigadas receberam de diversos municípios aproximadamente 133 milhões de reais nos últimos oito anos. O esquema criminoso é liderado pelo filho do atual prefeito de Itatira, Antônio Jonas Martins Mateus, filho de Zé Dival. Outro alvo da operação, que integra a organização criminosa, é Paulo Anderson, filho do vereador de Itatira Paulo Ruberto.

Redação do Portal Pacujá News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário