Total de visualizações de página

sábado, 31 de outubro de 2020

Filho tenta matar o pai com tiro de garrucha em Ibiapina no Ceará

A arma foi apreendida e o caso foi registrado na delegacia do município como tentativa de homicídio. Fonte: Ibiapaba 24 Horas

Um homem de 37 anos é suspeito de tentar matar o pai de 67 anos com um tiro de garrucha durante uma discussão em casa. O fato aconteceu na tarde da sexta-feira (30), no Sítio Janeiro, zona rural de Ibiapina. De acordo com informações da polícia, só não ocorreu algo mais grave em razão da intervenção de um vizinho que conseguiu tomar a arma que estava em posse do suspeito. O filho ainda conseguiu efetuar um disparo com a arma, mas ninguém foi atingido. O suspeito se evadiu e até o inicio da manhã deste sábado (31/10) ainda não havia sido localizado pela Polícia.

A arma foi apreendida e o caso foi registrado na delegacia do município como tentativa de homicídio.

Portal Pacujá News

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Ministérios estudam privatizar o Parque Nacional de Ubajara no Ceará

Estudo de viabilidade será feito a partir de uma parceria entre o MTur e o MMA.


Famoso pelo bondinho, o Parque perpassa três cidades cearenses nos seus 6 mil hectares. Foto: Cid Barbosa / Fonte: Diário do Nordeste 


Parque Nacional de Ubajara passará por um estudo de viabilidade técnica para receber investimentos público-privados, segundo informaram os ministérios do Turismo (MTur) e de Meio Ambiente (MMA). A proposta de concessão do equipamento, segundo a nota enviada, foi debatida entre os ministérios, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a comunidade.

“É concedida uma autorização para que a iniciativa privada possa administrá-los (os parques). Mas, para isso, precisa atender a uma série de requisitos e normas focadas na conservação do parque. Caso não sejam atendidas, podemos reaver a concessão”, explicou o ministro Marcelo Álvaro Antônio (Turismo).

O MTur será o responsável pelo custeio do estudo de viabilidade e defende a proposta devido à expectativa "de que o turismo de natureza e viagens regionais sejam fortes condutores do processo de retomada do turismo no país, após os impactos da pandemia de Covid-19".

Com atrativos que vão desde trilhas, inclusive de bike, a roteiros histórico-culturais e a visita à Gruta de Ubajara – até 2015 acessada por um bondinho, que está interditado para obras de modernização, o Parque Nacional de Ubajara possui 61 anos e conta uma área de 6 mil hectares que corta três municípios cearenses: Ubajara, Tianguá e Frecheirinha.

Articulação

A nota do MTur informou ainda que, aa última quarta-feira (21.10), o secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, o cearense Lucas Fiuza, esteve reunido com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para tratar da agenda de concessões de parques. 

"O parque é de uma beleza ímpar. Queremos impulsionar o número de visitantes, que podem interagir com a natureza ao percorrer trilhas e conhecer o processo de conservação da região, mantendo a proteção dos ecossistemas naturais", destacou Lucas Fiuza.

Entre os objetivos da ação, estão "melhorias nas estruturas existentes, aumentar o fluxo turístico, além de gerar mais emprego e renda para a comunidade local".

O volume de recursos empregado no estudo e os prazos de início e conclusão não foram divulgados pelo ministério.

Portal Pacujá News 


MPCE recomenda cassação de candidatos que provocarem aglomerações em campanhas

O procurador afirmou também que já existem ações em mais de 60 municípios cearenses por descumprimento às regras sanitárias. Fonte: Diário do Nordeste 


Durante esta quarta-feira (28), o Ministério Público do Estado (MPCE) expediu uma recomendação, para que os promotores eleitorais peçam a cassação do registro de candidatos para prefeito e vereador no Ceará que promoverem aglomerações na campanha eleitoral de forma reincidente. A cassação será enquadrada como abuso de poder econômico e político.

O procurador-geral de Justiça do MPCE, Manuel Pinheiro, informou que promotores já tem ingressado com ações de indenização por danos morais coletivos, recomendações, termos de ajustamento de conduta e pedidos de aplicação de multas a candidatos e partidos, em caso de descumprimento das regras sanitárias.

Ainda segundo o procurador-geral, o "momento crítico" que tem sido visto, com aglomerações nas campanhas eleitorais no interior, exigiram uma ação mais "enérgica" do Ministério Público para aqueles candidatos que "insistirem" em descumprir os protocolos.

"O que nós queremos é que os candidatos possam se ajustar, cumprir as regras eleitorais. Sabemos que todas as campanhas exigem essa liberdade de ação, tentar convencer os eleitores, mas no contexto que vivemos de pandemia tão grave é fundamental que os atos de campanha sejam adaptados a essa nova realidade". 

Segundo o PGJ, essa recomendação vai valer para ações que já ocorreram e que forem registradas daqui pra frente. Manuel Pinheiro disse que já existem casos sendo analisados pelos promotores e um modelo de ação com pedido de cassação será enviado agora para eles. O procurador afirmou também que já existem ações em mais de 60 municípios cearenses por descumprimento às regras sanitárias.

Portal Pacujá News 

Sobral-Ce: Iniciada a operação piloto da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Regional Norte


Teve início a operação piloto da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) Regional Norte, em Sobral, gerenciada pelo Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS). A construção da CTR foi executada pelo Governo do Ceará, por meio da SCidades, com recursos do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú.

Além da Central construída no município de Sobral, foramimplantadas seis Estações de Transbordo de Resíduos (ETRs) nas cidades de Cariré, Coreaú (sede), Coreaú (Ubaúna), Forquilha, Massapê e Pacujá. Após a conclusão das obras, a SCidades e o CGIRS-RMS formalizaram Termo de Cessão de Uso para que o consórcio pudesse operar o complexo.

A CTR contempla Aterro Sanitário com capacidade média de operação de 20 anos, Unidade de Tratamento de Resíduos da Construção Civil (RCC), Unidade de Tratamento de Resíduos da Saúde (RSS) e Unidade de Compostagem. As ETRs são estruturas simples que tem o objetivo de receber e armazenar temporariamente os resíduos sólidos oriundos da coleta regular municipal, servindo de entreposto entre este e a CTR localizada em Sobral.


A operação do sistema implantado possibilitará o cumprimento das obrigações legais trazidas pelas Políticas de Resíduos Sólidos, estabelecidas pela Lei Federal N° 12.305/2010 e pela Lei Estadual N° 16.032/2016, aos 18 municípios atualmente consorciados: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral e Varjota.

“A CTR da Região Metropolitana de Sobral é a primeira neste formato, de parceria do Estado com o consórcio e os municípios e, mais importante ainda, porque com o início da operação começa o encerramento de pelo menos 18 lixões dos municípios da região que serão atendidos pelos serviços”, afirma o secretário Executivo de Saneamento, Paulo Henrique Lustosa.

Portal Pacujá News 

terça-feira, 27 de outubro de 2020

MPCE deflagra “Operação Mensalinho” na comarca de Pacujá no Ceará

 

MPCE deflagra “Operação Mensalinho” na comarca de Pacujá Ceará. Fonte: MPCE


O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça da comarca de Pacujá, Francisco Handerson Miranda Gomes, deflagrou nesta terça feira, 27 de outubro de 2020, a chamada “Operação Mensalinho” onde foram realizadas buscas e apreensões na residência de oito vereadores, um advogado e três postos de combustível da região. 

A operação é originária de Procedimento Investigatório Criminal (PIC) que tramita na Promotoria de Justiça de Mucambo/Pacujá e apura a ocorrência de crimes envolvendo os poderes Executivo e Legislativo do município de Pacujá, onde as investigações revelam um suposto esquema ilegal, atribuindo aos vereadores e chefe do poder Executivo municipal uma aliança, por meio de compra de votos que possibilita a aprovação favorável dos projetos advindos da Prefeitura municipal votados na Câmara de Pacujá. 

A compra de apoio parlamentar, segundo as investigações, era realizada através de dinheiro, cargos na Prefeitura Municipal e vale-combustível aos vereadores, que se aproveitavam das vantagens advindas da Prefeitura de Pacujá e aprovavam os projetos do chefe do executivo. 

As investigações iniciaram-se em virtude de denúncia a Promotoria de Justiça, relatando a possível prática do esquema “mensalão” (compra de apoio parlamentar) envolvendo os poderes municipais.  

Vários áudios, datados do dia 06 de janeiro de 2020, foram amplamente compartilhados por meio da rede social WhatsApp, tendo como o autor um dos alvos, onde revelam em seu conteúdo a existência de um esquema ilegal, atribuindo aos vereadores e chefe do poder Executivo uma aliança, por meio de compra de votos que possibilita a aprovação favorável dos projetos advindos da Prefeitura municipal votados na Câmara Municipal de Pacujá. 

Conforme consta nos autos, os áudios são dirigidos a dois vereadores de Pacujá, também alvos da operação, ocasião que é relatado que estes e outros vereadores da cidade estariam sendo corrompidos pelo presidente da Câmara e pelo Prefeito, em troca de apoio político e do silenciamento dos parlamentares diante de possíveis maus feitos dos referidos chefes de poderes. 

O esquema criminoso permitia a construção de uma base sólida entre os poderes municipais, ocasião que os parlamentares estariam recebendo tais quantias, no intuito de apoiar os projetos e demais iniciativas vinculadas ao Poder Executivo. 

De acordo com as provas colhidas, havia duas espécies de “mensalinhos” na cidade de Pacujá, sendo um comandado pelo Chefe do Legislativo e outro pelo Executivo. O Presidente da Câmara repassava a quantia de R$ 1.000,00 aos vereadores e o prefeito determinava “doações” de combustível, em forma de propina, além de garantias de emprego a pessoas próxima dos vereadores e ainda o valor de R$ 2.000,00 por mês a cada vereador. 

O mensalinho em forma de combustível possibilitava os vereadores o transporte de pessoas, para tratamentos médicos em Sobral ou para qualquer outra atividade, cuja finalidade era de fato angariar potenciais eleitorais, utilizando-se possivelmente até de carros pertencentes ao executivo. 

Não obstante a quantia recebida pelos parlamentares investigados, bem como a “doação” de combustíveis, pertencia ainda a aliança firmada entre os poderes, a cessão em massa de familiares e correligionários de vereadores em diversos setores do ente municipal. Os indícios podem ser observados em simples consulta ao Portal do TCE e portal de transparência do município, os quais demostram de maneira clara a relação de parentes de vários membros do poder legislativo, que estão empregados em cargos vinculados ao poder executivo, dentre eles funções que permitem certa forma de autoridade, delimitadas na capacidade discricionária, secretárias, e demais cargos comissionados e/ou de confiança.  

Vale destacar que um dos alvos da operação, vereador de Pacujá, é o parlamentar que possui a maior quantidade de parentes relacionados aos cargos comissionados encontrados no Portal do TCE, sendo o mesmo ex-presidente da Câmara municipal, e filho de ex-prefeitos de Pacujá e do atual candidato a prefeito da situação, sendo de conhecimento notório que esse grupo político encontra-se no poder a várias gestões, e é o responsável por controlar a estrutura e organização da política municipal, sendo todos alvos de investigação por parte do Ministério Público. 

Na busca foram apreendidos celulares, tablets, notebooks, computadores, mais de 10 mil reais em dinheiro, além de documentos e anotações que podem subsidiar uma investigação e responsabilização na esfera eleitoral, caso sejam comprovados ilícitos nessa esfera. 

Por fim, vale ressaltar que todas as provas colhidas na operação serão encaminhadas a Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública – PROCAP, para apurar a responsabilidade do Prefeito local. A investigações quanto aos vereadores e outros alvos ficarão a cargo da Promotoria de Justiça de Pacujá. 

Portal Pacujá News 

MP realizam buscas e apreensões nos municípios de Pacujá, Graça e Mucambo no Ceará

Nessa operação estão sendo empregados 15 equipes da Polícia Civil e cerca de 60 homens estão realizando os mandados. Fonte: Blog Wilson Gomes 

O Ministério Público do Estado do Ceará com apoio da Polícia Civil realiza na manhã desta terça-feira, "Operação Mensalinho" nos municípios de Pacujá, Graça e Mucambo. 

A operação está na mira de 8 vereadores e candidatos e reeleição da cidade de Pacujá, que estariam aprovando projetos do Executivo em troca de vaga de empregos. 

Há indícios também de troca por combustíveis em postos instalados nos três municípios. Nessa operação estão sendo empregados 15 equipes da Polícia Civil e cerca de 60 homens estão realizando os mandados.

Portal Pacujá News 

sábado, 24 de outubro de 2020

Jovem é encontrado sem vida dentro de rio em Cariré no Ceará

 

Jovem é encontrado sem vida dentro de rio em Cariré no Ceará. Fonte: Cariré Notícias 

A composição de serviço de cariré foi informada via telefone, que foi encontrado por populares uma pessoa já sem vida, no interior do rio Acaraú, ao lado de uma motocicleta vermelha de placas HWI 4928, a equipe constatou os fatos e que se trata do senhor Raimundo Daniel Mesquita Da Silva, natural de Cariré, domiciliado em Tapuio- zona rural de Cariré-Ce.

Local do ocorrido: Retiro, mais precisamente próximo a barraca do Carlito.

Foi acionado perícia e rabecão para o local, onde não foi constatado nenhuma marca de violência e que a causa morte teria sido por afogamento, já que o mesmo possivelmente ao cair com a moto no rio, já desacordado.

Portal Pacujá News 



terça-feira, 20 de outubro de 2020

Genro ateia fogo à sogra de 82 anos em Limoeiro do Norte no Ceará

O genro foi autuado por tentativa de homicídio doloso, informou a secretaria. Fonte: G1 Ce 


Um homem foi preso após atear fogo a sogra, uma idosa de 82 anos, para chamar atenção da mulher, filha da vítima. O caso ocorreu neste domingo (18), no Bairro Doutor José Simões, em Limoeiro do Norte. O criminoso estava sob efeito de bebida alcoólica e confessou o crime à polícia, segundo a Secretaria da Segurança Pública do Ceará.

A idosa foi socorrida com vida para uma unidade hospitalar da cidade. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

O Corpo de Bombeiros esteve no local para conter as chamas que também atingiram partes da casa.

O genro foi autuado por tentativa de homicídio doloso, informou a secretaria.

Um inquérito policial foi instaurado na Delegacia Regional de Russas, da Polícia Civil, e as circunstâncias do caso serão apuradas pela Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte.

Portal Pacujá News 


domingo, 18 de outubro de 2020

Polícia recupera duas motocicletas roubadas em Tianguá no Ceará

Os veículos foram entregues na Delegacia para que sejam restituídos aos legítimos proprietários. Fonte: Ibiapaba 24 Horas


Duas motocicletas roubadas na noite do sábado (17) em Tianguá foram recuperadas na mesma noite durante ofensiva realizada pelas equipes da Força Tática e Raio. A moto Honda Titan de placa HXH 0746 havia sido tomada de assalto na entrada para o Sitio Boa Esperança, foi recuperada momentos depois em diligências realizadas pela Forças Tática nas imediações do bairro Terra Prometida. 

Já a Honda Fan de placa OSI 4371 que havia sido roubada no Sitio Araticum foi recuperada pelos PMs do RAIO em diligências realizadas nas proximidades do DETRAN. 

Os veículos foram entregues na Delegacia para que sejam restituídos aos legítimos proprietários. 

Na manhã deste domingo (18) as equipes dão continuidade as diligências com o objetivo de prender todos os envolvidos nos dois roubos. 

Portal Pacujá News 

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Ação da PF mira propina da J&F e investiga grupo de Cid Gomes no Ceará por caixa 2

Valores oriundos do Proapi teriam sido disponibilizados em troca de vantagens indevidas.

O ex- governador do Ceará Cid Gomes Foto: Marcos Alves/08-05-2013 / Fonte: Agência O Globo


Operação deflagrada nesta sexta-feira pela Polícia Federal, de busca e apreensão autorizada pela Justiça Eleitoral, mira suposto pagamento de propina do grupo J&F envolvendo o ex-governador do Ceará Cid Gomes (Pros) e a campanha de seu sucessor, o atual governador Camilo Santana (PT). Nomeada "Marquetagem", a operação no âmbito da Lava-Jato investiga a distribuição de propina e a obtenção de vantagens ilícitas por políticos e empresários por meio do Programa de Incentivos às Atividades Portuárias e Industriais do Ceará (Proapi).

A PF cumpre 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, São Paulo e Salvador contra empresas suspeitas de terem recebido repasses de caixa dois para a campanha de Camilo Santana e de outros aliados do grupo.

A investigação mira as campanhas eleitorais de 2010 e 2014. Os políticos não são alvos das buscas. A PF investiga crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral. O inquérito foi aberto com base em depoimentos dos irmãos Joesley e Wesley Batista sobre doações ilegais feitas ao grupo político de Cid Gomes quando este era governador do Ceará.

Segundo informações que constam do inquérito, em 2010, Gomes teria pedido aos executivos da empresa doação de R$ 5 milhões em troca da liberação de créditos tributários em nome de empresas do grupo J&F. Em 2014, um novo pedido teria sido feito, porém, no valor de R$ 20 milhões, com o objetivo de irrigar campanhas no estado — incluindo a do petista Camilo Santana, apoiado por Gomes.

Diante da negativa da empresa dos irmãos Batista, o então deputado federal Antonio Balhamann Cardoso Nunes Filho (PDT-CE) teria interferido em favor de Gomes afirmando que o Ceará realizaria restituições tributárias da ordem de R$ 110 milhões ao grupo empresarial.

Mais cedo, em nota, a PF tinha informado que pagamentos no total de R$ 25 milhões teriam ocorrido por meio da simulação da prestação de serviços publicitários e do uso de notas fiscais frias, bem como através de doações oficiais para campanhas eleitorais nos anos de 2010 e 2014. Ainda de acordo com o comunicado, os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, corrupção, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa.

Portal Pacujá News 

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Homem é encontrado morto dentro de sua residência em Mucambo no Ceará

Segundo informações o homem morava sozinho na residência e fazia uso de médicamento controlado. Fonte: Mucambo em Questão 

Um homem identificado como José Carlos Nascimento, 46 anos,  foi encontrado morto no final da manhã desta quarta-feira (14), na residência onde ele morava na rua Antônio Alves, N°07, no centro de Mucambo. Populares sentiram falta de José Carlos e acionaram a polícia por volta das 11:46 minutos. 

A polícia militar do destacamento de Mucambo se deslocou ao local da ocorrência e ao entrar na residência se deparou com o corpo já em óbito. A perícia Forense foi acionada para os procedimentos cabíveis, o corpo foi removido ao IML de Sobral. Não havia marcas de violência o que levanta a hipótese de morte natural. Somente o exame cadavérico irá revelar a causa da morte. 

Segundo informações o homem morava sozinho na residência e fazia uso de médicamento controlado.

Portal Pacujá News 

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Tianguá-Ce: Mulher é encontrada morta com sinais de estupro, suspeita do crime foi preso pela Polícia

A polícia militar realizou diligências e um suspeito do crime foi detido e conduzido à Delegacia para os procedimentos legais. Fonte: Ibiapaba 24 Horas


Uma mulher foi encontrada morta dentro de casa na manhã desta terça-feira (13) em Tianguá. A vítima foi identificada como Viviane de Oliveira Barbosa, que tinha 29 anos e morava com os filhos de 03 e 12 anos em uma casa localizada nos fundos da residência dos pais, no bairro Dom Timóteo, próximo ao fotosensor na saída para Ubajara. 

A Polícia informou que o corpo foi encontrado por familiares e apresentava sinais de violência sexual e possível estrangulamento. Ainda de acordo com a PM, o crime pode ter ocorrido durante a madrugada, entretanto, não foi percebido por nenhum dos filhos da vítima. O local está sendo preservado até a chegada da equipe da perícia e rabecão. 

A polícia militar realizou diligências e um suspeito do crime foi detido e conduzido à Delegacia para os procedimentos legais.

Portal Pacujá News 

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Dois amigos morrem afogados em um reservatório de água em Tianguá no Ceará

Descrição da imagem: Kayc Costa Lima (à esquerda) tentou salvar o amigo Antônio Levir Silva da Costa (à direita), mas os dois morreram afogados em um reservatório em Tianguá. Foto: Arquivo pessoal / Fonte: G1 Ce


Dois jovens morreram afogados em um reservatório com água na localidade de Fim do Córrego, zona rural da cidade de Tianguá, no interior do Ceará, na tarde deste domingo (11). A Polícia Civil afirma que Kayc Costa Lima, de 16 anos, tentou salvar o amigo Antônio Levir Silva da Costa, de 19 anos, que se afogou enquanto tomava banho no local, quando aconteceu a fatalidade.

De acordo com a polícia, testemunhas que estavam nas proximidades do reservatório chegaram a retirar as vítimas da água. Levir morreu no local, já Kayc chegou a ser levado para um hospital da região, porém deu entrada na unidade sem vida.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas para o local da ocorrência e fizeram os primeiros levantamentos sobre o caso.

As circunstâncias dos afogamentos são apuradas pela Delegacia Regional de Tianguá.

Portal Pacujá News 

sábado, 10 de outubro de 2020

Homem é preso acusado de maus-tratos de animais em Graça no Ceará

Segundo os populares o homem estaria batendo em um cavalo com chicote e pedras. 


Um homem foi preso por volta das 18:00 hs da noite de ontem sexta-feira (09), no bairro casas populares na cidade de Graça no Ceará.

A Polícia Militar da Cidade de Graça recebeu uma denúncia de populares revoltados, relatando que um homem estaria batendo em um cavalo com chicote e pedras. A composição composta pelo Subtenente Ivaldo com apoio da Polícia Militar de Pacujá, Sgt Teixeira e Sd Gadelha, rapidamente se deslocaram até o local e constataram a veracidade do fato, no local o acusado ainda estava em cima do animal, e o cavalo estava com várias marcas de espancamento. 



Após constatar o maus-tratos os policiais deram voz de prisão ao acusado, e conduziram o mesmo para a Delegacia da Polícia Civil na Cidade de Sobral, para lavrar o procedimento por maus-tratos animais. Logo após a realização do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) o acusado foi liberado.

Portal Pacujá News 



sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Candidata a vereadora de Santa Quitéria morre após contrair coronavírus

Maria do Carmo, como era conhecida, era uma das lideranças políticas no distrito de Macaraú.  Fonte: A voz de Santa Quitéria


Faleceu na noite desta quinta-feira (08) em Sobral, aos 60 anos, a senhora Maria do Carmo Mesquita Veras Gomes.

Maria do Carmo, como era conhecida, era uma das lideranças políticas no distrito de Macaraú, em Santa Quitéria, com forte atuação na área da saúde e chegou a registrar candidatura a vereadora pelo Solidariedade.

Poucos dias após a convenção que homologou o seu nome, ela contraiu o covid-19 tendo ficado internada por aproximadamente uma semana e hoje, o seu quadro de saúde se agravou e não resistiu.

A coligação "Renovando o compromisso com Santa Quitéria", da qual era aliada, suspendeu atividades eleitorais que ocorreriam hoje (09).

Portal Pacujá News 


quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Crime de homicídio é registrado no bairro Dom José em Sobral no Ceará

Segundo informações no local foram ouvidos aproximadamente 6 disparos de arma de fogo. Fonte: O Sobralense 


A identificação da vítima até o momento é desconhecida, o caso aconteceu por volta de 00h30min, na rua José Saboia Neto, ao lado de uma pracinha do bairro Dom José em Sobral no Ceará.

Segundo informações no local foram ouvidos aproximadamente 6 disparos de arma de fogo.

Segundo ainda relatos de populares, o jovem assassinado é da capital cearense e estava há poucos dias na comunidade.

Após ação criminosa, os atiradores fugiram. A polícia foi comunicada sobre o fato. Até o término da matéria ninguém havia sido preso. É mais um crime de morte que a polícia civil vai investigar em nosso município.

Portal Pacujá News 

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Polícia Militar prende suspeito de assediar funcionárias em lojas no centro de Tianguá no Ceará

Uma das vitimas relatou que ele tinha tentado até mesmo se masturbar no interior de uma das lojas.  Fonte: Ibiapaba 24 Horas

Um homem foi preso pela polícia militar na manhã desta quarta-feira (07), em Tianguá, após denuncias de assedio sexual cometido contra funcionárias de lojas no centro da cidade. De acordo com testemunhas, ele entrava nos estabelecimentos se passando por cliente e passava a assediar sexualmente as funcionárias. Uma das vitimas relatou que ele tinha tentado até mesmo se masturbar no interior de uma das lojas. 

Após ser reconhecido pelas vítimas, João Paulo Oliveira Araújo, de 25 anos, que reside em Viçosa do Ceará, foi encaminhado a Delegacia e autuado por crime de importunação sexual. 

O crime de importunação sexual é caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem sua anuência. Quem praticá-lo poderá pegar de 1 a 5 anos de prisão. 

Portal Pacujá News 

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Padre Robson é inocentado de acusações de lavagem de dinheiro em Trindade

“Com isso, fica reconhecido que não houve a qualquer ilicitude praticada pelo religioso." Fonte: Correio Braziliense

O Tribunal de Justiça de Goiás inocentou padre Robson de Oliveira das acusações de lavagem de dinheiro, em decisão unânime, nesta tarde de terça-feira, dia 6 de outubro. A informação foi confirmada pela defesa do sacerdote ao jornal Correio Braziliense.

O julgamento do religioso aconteceu no início desta tarde e durou apenas 40 minutos, com a decisão proferida pelo desembargador Nicomedes Domingos Borges e acompanhada por todos os demais membros da 1ª comarca criminal. A partir de agora, a ação movida movida pelo Ministério Público de Goiás fica arquivada.

“Com isso, fica reconhecido que não houve a qualquer ilicitude praticada pelo religioso, que sempre se dispôs a esclarecer toda e qualquer dúvida sobre a sua atuação na Afipe ou em qualquer outro âmbito de evangelização”, disse o  advogado de defesa Pedro Paulo de Medeiros, ao Correio.

“A associação presidida pelo pároco é de natureza privada e não houve qualquer desvio de valores, sendo certo que todos os investimentos foram aprovados pelos membro da associação. A decisão do tribunal reconhece o que a defesa já havia dito há algum tempo. Esperam, com isso, que o sacerdote possa ter a sua biografia restaurada“, ressaltou o advogado.

Portal Pacujá News 

Justiça preocupada com queimadas e animais, proíbe fogos de artifício em campanha política

Desde agosto, o uso de pirotecnia foi vetado proibido em pelo menos 29 municípios de seis estados brasileiros situados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Juízes estão proibindo rojões durante campanha política para eleições Foto: Lalo de Almeida/Folhapress

Preocupados com a possibilidade de provocar queimadas e em evitar incômodos para animais domésticos e silvestres, juízes eleitorais têm proibido a queima de fogos de artifício durante o processo político que vai escolher prefeitos e vereadores no Brasil neste ano. Desde agosto, o uso de pirotecnia em atividades de campanha foi proibido em pelo menos 29 municípios de seis estados brasileiros situados nas regiões norte, nordeste e centro-oeste.

“O uso indiscriminado de fogos de artifício em áreas urbanas gera sérios desconfortos aos moradores, afetando o sossego público, causa poluição e eventualmente queimadas, podendo ainda gerar danos em animais de estimação e animais silvestres”, afirmou o juiz Jefferson David Asevedo Ramos, titular da 21ª Zona Eleitoral do Tocantins, na justificativa da proibição. A medida vale para os municípios de Augustinópolis, Carrasco Bonito, Praia Norte, Sampaio, São Sebastião do Tocantins.

O risco de provocar incêndios florestais também consta na portaria assinada pelo juiz Jorge Cley Martins Vieira, da 92ª Zona Eleitoral, no Piauí. O magistrado determinou que os fogos de artifícios sejam apreendidos e encaminhados para a delegacia, pois não há local para armazenamento seguro de explosivos no município de Aroazes, onde ele despacha.

“Um comício, passeata ou carreata se trata de evento público de livre acesso, onde não há o pleno controle de entrada e saída das pessoas, o que pode ensejar a ocorrência de imprevistos, de animosidades, de entrada de animais, necessária se faz a intervenção deste juízo, de meio a proteger não apenas o sossego, mas também a integridade de pessoas e de animais”, justificou Martins Vieira.

Em Mato Grosso do Sul, o juiz eleitoral Luciano Pedro Beladelli levou em conta o desconforto que os explosivos provocam em moradores, bichos de estimação e animais silvestres. Mas ele acrescentou outros elementos para fundamentar a portaria que proibiu fogos de artifício nos municípios de Anastácio e Dois Irmãos do Buriti.

O magistrado alegou uma “latente animosidade dos partidários locais na defesa de seus candidatos, que poderiam utilizar fogos de artifícios como arma contra seus adversários políticos”. E sustentou que “é função do magistrado tomar todas as providências para manter a paz e a ordem”.

Com base nessa justificativa, Beladelli determinou que “fica terminantemente proibida” a queima de fogos de artifício em eventos de cunho eleitoral, como reuniões, convenções, comícios, carreatas, caminhadas e passeatas. A medida se aplica tanto em atividades realizadas em propriedade particular quanto em vias públicas.

Beladelli abriu apenas uma exceção. O magistrado autorizou a queima de fogos no evento de comemoração da vitória, após as 18h do dia 15 de novembro, quando sairá o resultado da votação em Anastácio e Dois Irmãos do Buriti. No entanto, a chapa vencedora terá de comunicar previamente à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, órgãos que ficarão responsáveis por fiscalizar as condições de isolamento e segurança dos explosivos.

A Bahia é o estado com mais municípios onde as campanhas políticas estão proibidas de usar fogos de artifício. Ao todo, juízes baianos assinaram portarias com proibições de explosivos em nove localidades.

O juiz Leandro de Castro Santos, da 98ª Zona Eleitoral da Bahia, responde pelos municípios de Cotegipe, Wanderley e Muquém do São Francisco. Ele sustenta na portaria que os fogos de artifício atentam contra a fauna, a flora, produz poluição ambiental e outros crimes ambientais.

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”, escreveu Castro Santos na portaria.

O magistrado Lázaro de Souza Sobrinho, da 126ª Zona Eleitoral, na Bahia, alega que não existe regulamentação acerca da queima de fogos de artifício em território baiano. E chama atenção para os riscos de utilizar explosivos em um período de seca e com aumento da incidência de queimadas.

“Graves acidentes, especialmente neste período de estiagem prolongada, poderão ocorrer em razão de explosão de fogos de artifício em comícios, carreatas e demais formas de manifestação política”, afirmou Sobrinho.

Portarias com o mesmo teor também foram publicadas por juízes eleitorais da Paraíba e do Maranhão. As medidas abrangem os municípios paraibanos de Boa Ventura, Curral Velho, Diamante, Nova Olinda e Pedra Branca, e as cidades maranhenses de Maracaçumé, Centro Novo do Maranhão, Junco de Maranhão, Boa Vista do Gurupi, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras e Fernando Falcão.

Portal Pacujá News 

domingo, 4 de outubro de 2020

Acidente entre motocicletas deixa dois feridos na localidade de Chapada em Mucambo no Ceará

No momento do acidente havia uma queimada as margens da rodovia e a fumaça era intensa. Fonte: Mucambo em Questão 

Na manhã deste domingo (04), uma colisão entre duas motocicletas na Rodovia Pedro Aragão, que liga Mucambo a Ibiapina, próximo a localidade de Chapada, zona rural de Mucambo, deixou dois Mucambenses com graves ferimentos. 

De acordo com informações, no momento do acidente havia uma queimada as margens da rodovia e a fumaça era intensa, um dos motociclistas se atrapalhou com a fumaça e acabou colidindo com a outra moto que vinha no sentido contrário. 

Um dos motociclistas foi identificado como Zé Jonhso  e o outro, conhecido como Severo de Poço Verde, eles sofreram fraturas expostas nas pernas e foram socorridos para o hospital Municipal e em seguida encaminhados para Sobral.

Portal Pacujá News