O Açude Granjeiro se localiza entre os municípios de Ubajara e Ibiapina, na Serra da Ibiapaba. A estrutura, que é de propriedade particular, estava com risco de rompimento.
Nos últimos dias, foram feitos diversas analises e algumas medidas urgentes foram tomadas. Uma força tarefa foi montada entre a Defesa Civil do Estado, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Poder Público Municipal, com apoio da população, para conter a água.
Como medidas de contenção através do reforço na parede com sacos de areia, e a trabalhos de execução do canal para funcionar como auxílio no vertedouro e ajudar a baixar o nível da água que está subindo rapidamente.
Já na noite deste sábado, 16, em reunião no local das obras entre o Comitê de Bacias, Defesa Civil, Cogerh, Sohidra e a ANA, se chegou a mais sensata conclusão que é a de evacuar a área a jusante onde estão milhares de pessoas em alta situação de risco.
Moradores comentam ter sentido a barragem tremer em alguns pontos.
A evacuação já foi iniciada. O Prefeito de Ubajara, Renê no Ary, está mobilizando equipes da gestão municipal para auxiliar essa evacuação. Segundo o prefeito, as pessoas serão abrigadas temporariamente no espaço cedido pela Igreja Católica, na Mãe Rainha.
Segundo ele, o rompimento é uma possibilidade, mas não é motivo de desespero,. "Num momento como esse, essa evacuação é uma medida de segurança, não por que já esteja rompendo, mas por que as previsões são de muita chuva, e isso fará o nível d'água subir ainda mais. então de forma preventiva, optamos por não arriscar e já realizar essa retirada dos moradores do entorno." Pontuou.
Vídeos:
Prefeito de Ubajara
Fonte: Blog do Tidi
Nenhum comentário:
Postar um comentário