Motorista e criança de 04 anos morrem em acidente na CE-311, que liga Granja à Viçosa do Ceará. Fonte: Ibiapaba 24 Horas |
Páginas
sábado, 31 de julho de 2021
Motorista e criança de 04 anos morrem em acidente na CE-311, que liga Granja à Viçosa do Ceará
quarta-feira, 28 de julho de 2021
PM prende suspeito de ameaçar a esposa com machado em Guaraciaba no Norte no Ceará
PM prende suspeito de ameaçar esposa com um machado em Guaraciaba no Norte no Ceará . Fonte: Ibiapaba 24 Horas |
segunda-feira, 26 de julho de 2021
Acidente é registrado na BR-222 próximo da localidade de Jaburuna em Sobral no Ceará
Ciclista morre após ser atropelado por carro na CE-187 em Guaraciaba no Norte no Ceará
A vítima foi identificada por José Mauro, de 43 anos. Fonte: Imperador Notícias |
sábado, 24 de julho de 2021
Homem morre eletrocutado após manusear motor em Açude da localidade de Sanharão em Pacujá no Ceará
Político de Catunda é morto a tiros dentro de pizzaria em Monsenhor Tabosa no Ceará
quarta-feira, 21 de julho de 2021
Homem suspeito de estuprar idosa de 99 anos é preso em Ipu no Ceará
O homem foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável. Fonte: SSPDS |
Um trabalho rápido de equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Guarda Civil Municipal de Ipu resultou na prisão em flagrante de um homem de 24 anos. O indivíduo é suspeito de cometer estupro de vulnerável contra uma idosa de 99 anos. A captura ocorreu logo após o crime, na noite dessa terça-feira (20), na zona rural de Ipu – Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado.
Conforme informações preliminares do caso, o suspeito é conhecido do filho da vítima. Na tarde de ontem, o homem teria ingerido bebida alcoólica, passado em frente a casa da vítima e teria arrombado a porta para adentrar a residência. As investigações apontam que a idosa encontrava-se dormindo em uma rede, quando o suspeito a derrubou e praticou o delito. No momento do crime, o filho da vítima chegou e o suspeito se evadiu do local pulando o muro da residência. Após tomarem conhecimento sobre os fatos, os policiais iniciaram as diligências.
O suspeito foi localizado na região de Tabuleiro da Carne, onde foi preso. Populares da região encontraram o homem na localidade e avisaram aos guardas municipais. O homem foi conduzido ao plantão da Delegacia Regional de Tianguá da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Na unidade policial, o homem foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável. Já a vítima passou por exames em hospital da região, que constataram o crime sexual e lesões no corpo.
A Polícia Civil mantém as investigações no intuito de reunir outros indícios de autoria e materialidade do crime. As investigações são conduzidas pela Delegacia Municipal de Ipu. Ao final das apurações, o inquérito policial será remetido ao Poder Judiciário.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As denúncias podem ser feitas ainda para (88) 3683-3911, da Delegacia Municipal de Ipu. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Para preservar a identidade da vítima, o nome do suspeito não será divulgado.
Portal Pacujá News
terça-feira, 20 de julho de 2021
Homem é morto a tiros no bairro Pedrinhas em Ibiapina no Ceará
A vítima não resistiu e teve morte imediata. Fonte: Ibiapaba 24 Horas |
Um homem de 20 anos foi executado a tiros na noite desta terça-feira (20) no bairro Pedrinhas, em Ibiapina no Ceará. O crime ocorreu por volta das 19h00, em uma residência localizada na rua Miguel Canuto, sendo a vítima identificada como Ícaro Ribeiro da Costa.
Crack, maconha e uma pistola foram apreendidos no interior da residência. |
segunda-feira, 19 de julho de 2021
Lula visitará Ceará e outros cinco estados do Nordeste
A passagem do ex-presidente pelo Ceará deve ser decidida ainda nos próximos dias.
A passagem de Lula pelo Ceará deve ser decidida ainda nos próximos dias. Fonte: O Povo |
Em pré-campanha à Presidência da República em 2022, o ex-presidente Lula (PT) se reuniu na última quinta-feira, 14, com dirigentes do Partido dos Trabalhadores para acertar detalhes de sua vinda ao Nordeste no final deste mês de julho. Esteve no encontro o deputado federal cearense e vice-presidente nacional do partido, José Guimarães. A passagem de Lula pelo Ceará deve ser decidida ainda nos próximos dias.
Segundo Guimarães, a visita do ex-presidente à região servirá para discutir a conjuntura nacional com lideranças locais. “Temas como a grave crise que o Brasil vive, o auxílio emergencial, as vacinas e a pandemia estão na pauta. Sobretudo, Lula deseja criar alicerces para retomar o projeto de desenvolvimento regional do Nordeste, que foi esquecido pelo governo Bolsonaro”, afirma o parlamentar.
Também estiveram na reunião a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o também vice-presidente nacional da legenda, Marcio Macedo. No encontro, os representantes organizam a agenda de visitas.
Portal Pacujá News
DJ Ivis tem cabeça raspada; habeas corpus é negado e agressor segue em presídio de segurança máxima
Ao ser transferido para o presídio, DJ Ivis precisou seguir o procedimento de praxe e foi fotografado com a cabeça raspada. Foto: Reprodução / Fonte: O Globo |
domingo, 18 de julho de 2021
37 artesãs de Pacujá no Ceará recebem reconhecimento da Ceart por artesanato em palha
Município pretende se destacar como a “capital do chapéu de palha”.
Artesãs de Pacujá na Igreja Matriz de São João Batista, em cerimônia realizada na quinta-feira (15). Foto: Jorge de Moura / Fonte: Diário do Nordeste |
Aos 63 anos, a artesã Célia Maria de Oliveira realiza um sonho: ver o ofício que aprendeu ainda na infância no município de Pacujá (a 301 Km de Fortaleza), ser valorizado em âmbito nacional.
É que na última quinta-feira (15), ela e outras 36 mulheres receberam a carteira do artesão, disponibilizada a todas com o apoio da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), em reconhecimento às habilidades na técnica de trançado na tipologia da palha.
“É um sentimento muito bom, de dever cumprido e de um longo trabalho pela frente”, introduz Célia, que aprendeu com as mães (adotiva e biológica) a trançar chapéus a partir da matéria-prima proveniente da carnaúba.
"É uma coisa que há muito tempo eu tentei fazer e agora consegui, uma vitória não só pra mim como para outras mulheres daqui”, reforça.CÉLIA MARIAArtesã
A identificação e o cadastro das artesãs teve início ainda este ano, após intensa mobilização de alguns gestores da cidade, como é o caso do secretário adjunto do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município, Jorge de Moura, e do jovem ambientalista Elenilson Gouveia de Carvalho.
"Nesses 65 anos de escuridão para o setor do artesanato em Pacujá, uma luz foi acesa no final do túnel. Por conhecer bem a benéfica ação da Ceart, a qual testemunhei como secretário municipal da assistência social em Barraquinha e Tauá, foi possível nessa cidade abrir o canal de comunicação com os artesãos que sofrem e têm seus trabalhos menosprezados pela força da presença do atravessador”, partilha.JORGE DE MOURASecretário Adjunto do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Articulador do Selo UNICEF Edição 2021-2024
Agora, ele entende que a ação fará nascer a Associação dos Artesãos de Pacujá, uma medida necessária, tendo em vista o grande número desses profissionais no município sem apoio oficial.
“Aqui todo mundo vive do artesanato, fazem chapéu, mas não sabem o valor, vendem a qualquer preço, e não podemos deixar nossa mina de ouro deixar de existir”, completa a artesã Célia.
BENEFÍCIOS PARA A COMUNIDADE
Com a carteira do artesão em mãos, além do reconhecimento, as mulheres de Pacujá também conseguirão o benefício de isenção do ICMS para comercializar os próprios produtos, como explica a gerente de produção artesanal da Ceart, Ticianne Gomes.
Queremos gerar renda realmente, trazer uma capacitação, desenvolver uma coleção e articular com os fornecedores para levar os produtos para nossas lojas, que são uma vitrine do Estado, e também para as feiras”, explica.TICIANNE GOMESGerente de produção artesanal da Ceart
A artesã Maria José de Sousa, 46 anos, anseia pelas formações que virão nos próximos meses. “A moça falou que vamos estudar mais coisas, que vai vir uma pessoa para nos ensinar, e tô botando fé que podemos crescer”, avalia.
Desde os 10 anos ela trabalha com a palha da carnaúba. Aprendeu com a mãe e já passou para a filha de 26 anos, que, atualmente, também tira a renda deste ofício.
“Quando eu aprendi, fazia mesmo era o chapéu. Agora, com esse movimento que a dona Célia arrumou com seu Jorge, fui tentar fazer bolsa, deu certo, mas sou especialista mesmo é em chapéu”, explica.
Os preços das peças variam, simbolicamente, de R$0,70 a R$2,50, mas estão passando por revisão para melhor valorizar o trabalho das artesãs.
“É preciso pensar na melhoria dessas famílias, a comunidade é muito carente e tem que dar qualidade de vida”, aponta Célia.
Além das artesãs contempladas, já existem outras em fase de testes de habilidade pela Ceart para receberem as carteirinhas. Alguns homens dedicados à tipologia do couro também devem ser reconhecidos, ampliando ainda mais a rede artesanal deste município cearense.
Portal Pacujá News
sexta-feira, 16 de julho de 2021
Graça-Ce: Após reclamações de falta de médicos, MPCE inspeciona Unidade Básica de Saúde do Município
Após reclamações de falta de médicos, MPCE inspeciona Unidade Básica de Saúde do Município de Graça no Ceará. Fonte: MPCE |
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), representado pelo promotor de Justiça Oigrésio Mores, realizou, nessa terça-feira (13/07), uma inspeção na Unidade Básica de Saúde do Município de Graça. A visita do membro do MP Cearense ao local ocorreu em virtude das inúmeras reclamações da população da cidade sobre a falta de médicos no município, o que ficou constatado durante a inspeção. Diante disso, o MPCE deve expedir recomendação à Administração do Município visando que o serviço seja reestabelecido da forma mais breve possível.
O MPCE, por meio da Promotoria de Justiça de São Benedito, também realizou, no último dia 3 de julho, inspeção no hospital de campanha da cidade. Na ocasião, também ficou constatada a ausência de profissionais médicos no local, confirmando as denúncias feitas pela população do Município ao Ministério Público. Na cidade, o MP Cearense também expedirá recomendação visando o reestabelecimento do serviço.
Promotor de Justiça titular das Promotorias de Justiça de Graça e de São Benedito, Oigrésio Mores reforça que há, no âmbito do MPCE, procedimentos administrativos com o intuito de acompanhar as políticas públicas voltadas ao combate à pandemia de Covid-19 nos municípios de Graça e de São Benedito. No âmbito desses procedimentos, inclusive, é que as recomendações devem ser expedidas.
Portal Pacujá News
quarta-feira, 14 de julho de 2021
Polícia Civil apreende drogas e prende casal pela prática de tráfico de drogas em Pacujá no Ceará
Foi apreendido dezenas de pedras de crack e maconha embalados, prontas para a venda, além de material utilizado para o embalo das drogas e uma quantidade em dinheiro. Fonte: Mucambo em Questão |
DJ Ivis é preso, anuncia governador do Ceará, Camilo Santana
Prisão preventiva foi solicitada pela Polícia Civil do Ceará.
Segundo o governador Camilo Santana, DJ Ivis foi preso na tarde desta quarta-feira (14). Foto: Reprodução/TV Globo Fonte: Diário do Nordeste |
O governador Camilo Santana anunciou na tarde desta quarta-feira (14) pelas redes sociais a prisão do DJ Ivis, em decorrência das agressões cometidas contra a ex-esposa, Pamella Holanda.
"Acabo de ser informado pelo nosso secretário de Segurança da prisão do DJ Ivis, no caso das agressões a Pamella Holanda. A prisão preventiva havia sido solicitada ontem pela nossa Polícia Civil e decretada há pouco pela Justiça. Que responda pelo crime cometido", disse Camilo.
O Diário do Nordeste solicitou à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) mais informações sobre a prisão e aguarda posicionamento. A reportagem também tenta contato com os advogados do DJ e de Pamella Holanda.
Até esta quarta-feira (14), a Polícia Civil já tinha ouvido nove pessoas na investigação . Os depoimentos foram colhidos desde o início da apuração do caso, quando foi realizado um Boletim de Ocorrência, em 2 de julho, na Delegacia Metropolitana do Eusébio (Grande Fortaleza).
Ainda nesta quarta-feira, a empregada doméstica da casa de DJ Ivis e Pamella Holanda prestou depoimento. Durante cerca de três horas, ela relatou o que sabia da rotina do casal. À Polícia, segundo apuração do Sistema Verdes Mares, ela disse que havia muitos conflitos e discussões motivadas por ciúmes, mas que nunca presenciou agressões físicas.
Ela informou, também, que não estava no local no dia em que houve o espancamento divulgado em vídeos.
Ainda não há informação se outras pessoas serão ouvidas pela Polícia.
DEPOIMENTOS À POLÍCIA
Pamella Holanda depôs na segunda-feira (12). Neste dia, ela recebeu uma guia para repetir o exame de corpo de delito, a ser feito em 30 dias. O objetivo é identificar o grau das lesões provocadas pelas agressões.
Dentre os ouvidos até o momento, estão também a babá da filha do casal, a mãe de Pamella e o motorista do agressor — ambos aparecem nas imagens que mostram a vítima sendo espancada pelo DJ.
MPCE ACOMPANHA O CASO
O Ministério Público Estadual (MPCE) acompanha o caso e se colocou à disposição de Pamella, por meio do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência, tanto para serviços de apoio como para orientações jurídicas.
Segundo a titular da 3ª Promotoria de Justiça de Eusébio, promotora Emilda Sousa, o órgão aguarda o inquérito policial para saber quais diligências já foram realizadas e se há outras a requerer.
A promotora mencionou, também, já constar como objeto de apreciação por parte do MPCE pedido de medidas protetivas patrimoniais por parte da vítima, no aguardo de decisão pelo poder judiciário.
Desde o último dia 4 de julho, Pamella já tem o amparo de medidas protetivas, solicitadas pela Polícia Civil e concedidas em caráter de urgência com base na Lei Maria da Penha.
Por meio da decisão, DJ Ivis deve manter uma distância mínima de 100 metros da ex-esposa e de seus familiares, além de ficar proibido de manter contato com eles.
Portal Pacujá News
segunda-feira, 12 de julho de 2021
Justiça acata ação do MPCE contra ex-secretário do Município de Graça e empresário por improbidade administrativa
Justiça acata ação do MPCE contra ex-secretário do Município de Graça e empresário que cometeram atos de improbidade administrativa. Fonte: MPCE |
Novo aeroporto de Sobral deverá ser entregue no início de 2022
O cronograma atualizado prevê a entrega do equipamento no início de 2022. Por: Sobral em Revista |
domingo, 11 de julho de 2021
DJ Ivis bate e estrangula mulher, é levado à polícia, mas não é preso; veja o vídeo
Pamella Holanda confirmou as agressões sofridas pelo DJ Ivis.
DJ Ivis bate e estrangula mulher, é levado à polícia, mas não é preso. Fonte: Metrópoles |
Iverson de Souza Araújo, mais conhecido como DJ Ivis, agrediu a mulher Pamella Holanda, de 27 anos, em 1° de julho, e, no dia seguinte, após tê-la ameaçado com uma faca. Segundo fontes ouvidas pela coluna, a polícia foi chamada e ambos foram levados à delegacia metropolitana de Eusébio, no Ceará.
Vídeo divulgado:
Na unidade policial, Ivis entrou em contato com seus advogados imediatamente, que foram até lá. Pamella estava sozinha, ainda não havia constituído advogado, estava extremamente assustada e com medo de represálias de Iverson.
Ainda assim, na delegacia, teve todo o apoio da equipe da polícia, que a levou para uma sala reservada, tentou acalmá-la, mas ainda assim ela não queria sequer ficar no mesmo prédio que o agressor. Amedrontada pelo que tinha acabado de ocorrer, ela resolveu que precisava sair da delegacia, por temer represálias se DJ Ivis fosse preso. Antes de prestar depoimento e fazer o exame de corpo de delito, Pamela deixou a delegacia.
Quando notaram a ausência da vítima, os policiais junto à escrivã, foram até a casa de Pamella para pedir que ela retornasse para registrar a ocorrência. A jovem reiterou seu temor de ser novamente agredida, pedindo apenas que tirassem o DJ da casa e o impedissem de chegar perto dela, pedido que foi prontamente atendido pela equipe policial.
No dia seguinte, mais calma, Pamella entrou em contato com a polícia e foi instruída a prestar depoimento e realizar o corpo de delito, o que prontamente fora feito, mas que, infelizmente, não configurava mais o flagrante.
Ela desejava fazer os trâmites que pudessem dar prisão a ele, quando estivesse a acompanhada de alguém que pudesse lhe proteger ou lhe dar apoio físico e psicológico, mas sem celular e assustada, achou que se fizesse no dia seguinte ainda configuraria o flagrante.
No dia 4 de julho, a Justiça do Ceará emitiu uma medida protetiva em caráter de urgência a favor de Pamella e de sua filha, Mel, de apenas 9 meses. Instruído por seus advogados, Ivis retirou todos seus pertences de casa, inclusive todo o dinheiro guardado.
Pamella não desistiu quando chegou à delegacia. Por medo de, naquele dia, estar sozinha e sem ter como se comunicar com alguém, ela temeu sofrer algum tipo de vingança por ter sido preso. Ela pensou que se fosse embora e fizesse o depoimento no dia seguinte, com apoio de alguém, acompanhada, ele ainda poderia ser preso.
Havia delegado, mas este não estava podendo atender no momento, pois estava em outra ocorrência e o outro estava à caminho. Contudo, Pamella estava extremamente desconfortável de estar sozinha e temia que, se o Iverson fosse preso naquele momento em que ela estava sozinha, pois estava com medo de retaliações. E, neste momento, todos da delegacia metropolitana do Eusébio deram total suporte à vítima.
Pessoas próximas à família afirmam que Pamella estaria muito nervosa e com muito medo das ameaças do marido, e que teria sido agredida pela primeira vez enquanto estava grávida de sua filha Mel.
Ivis deixou a mulher sem recursos financeiros, apenas com R$ 8 reais na conta e sem telefone. Ainda segundo informações, na quinta-feira, ele quebrou o telefone dela durante uma briga e Pamella teve que pedir outro emprestado para fazer ligações.
Na ocasião, ela só conseguiu chamar a polícia após dirigir-se à portaria do condomínio onde vive na Grande Fortaleza e pedir socorro à chefe de segurança.
Procurada, Pamella confirmou as informações obtidas pela coluna. A agressão foi comprovada por laudo pericial através de exame de corpo delito.
quinta-feira, 8 de julho de 2021
Mulher é encontrada morta em Várzea do Jiló zona rural de Ipu no Ceará
O fato ocorreu mais precisamente na localidade de Várzea do Jiló, zona rural do município de Ipu-Ce. Fonte: Blog Prof Carlos |
Uma mulher foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira, 08/07, no município de Ipu, possivelmente vítima de homicídio. O fato ocorreu mais precisamente na localidade de Várzea do Jiló, zona rural do município.