Páginas

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Após 20 dias de buscas, Lázaro Barbosa é morto pela polícia em Goiás

Governador do estado, Ronaldo Caiado, informou que o homem foi capturado nesta segunda-feira (28); Lázaro trocou tiros com a força-tarefa e foi baleado.

No momento da prisão houve troca de tiros, Lázaro foi baleado e morto em confronto com a força-tarefa. (Com informações do Estadão Conteúdo, Anna Satie e Tamires Vitorio, da CNN, em São Paulo)


Após 20 dias de buscas, Lázaro Barbosa foi morto pela polícia de Goiás nesta segunda-feira (28). No momento da prisão houve troca de tiros, Lázaro foi baleado e morto em confronto com a força-tarefa.

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, confirmou a morte e parabenizou a atuação dos policiais. "Planejamento, cooperação e inteligência encerraram a reincidência de crimes hediondos e mais tragédias a outras possíveis famílias. Nossos sinceros sentimentos pelas vítimas", disse. 

A informação inicial da prisão foi dada pelo governador do estado, Ronaldo Caiado. A captura aconteceu na região de Águas Lindas de Goiás, onde mora parte da família de Lázaro. 

"Era questão de tempo até que a nossa polícia, a mais preparada do país, capturasse o assassino Lázaro Barbosa. Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente! Goiás não é Disneylândia de bandido", disse Caiado em publicação nas redes sociais. 

Durante as buscas por Lázaro, equipes de inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foram incorporadas à força-tarefa, que contou com cerca de 270 policiais envolvidos na operação de captura do fugitivo.

Agentes das polícias militares e civis de Goiás e do Distrito Federal, além da PRF, bombeiros e cães farejadores também participam da força-tarefa para encontrar Lázaro Barbosa, de 32 anos. 

Lázaro teria matado quatro pessoas da mesma família e, em seguida, entrou em fuga pela mata na região do município de Cocalzinho de Goiás.

Veja a linha do tempo das buscas por Lázaro: 

9 de junho
Cláudio Vidal, empresário de 48 anos, e os filhos dele, de 21 e 15 anos, foram mortos a tiros e facadas em uma fazenda na área rural de Ceilândia, no Distrito Federal. A mulher de Vidal, Cleonice, não foi encontrada no local.

No mesmo dia, a Polícia do DF divulga a foto de Lázaro como suspeito do crime. 

Policiais procuram por Lázaro Barbosa nos arredores de Cocalzinho de Goiás
Policiais procuram por Lázaro Barbosa nos arredores de Cocalzinho de Goiás
Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo (17.jun.2021)

12 de junho
O corpo de Cleonice é encontrado na beira de um córrego. No mesmo dia, segundo a polícia, Lázaro teria invadido uma chácara nas proximidades, feito os moradores de reféns e fugido usando o carro deles. O veículo foi abandonado e queimado nas proximidades de Cocalzinho de Goiás.

Ao fugir, ele teria atirado em quatro pessoas e ateado fogo em uma casa. 

14 de junho
Câmeras de segurança capturam Lázaro no galpão de uma fazenda, onde teria dormido.

15 de junho
Lázaro fez uma pessoa refém em Edilândia (GO), na mesma região de Cocalzinho, e trocou tiros com policiais. Um agente foi atingido, mas ficou bem após socorro médico.

"Foram tiros de raspão, dois tiros, os dois passaram de raspão no rosto. Já foi socorrido e está tranquilo", disse o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Marques.

17 de junho
Agentes da Força Nacional foram acionados para reforçar o contingente.

18 de junho
Lázaro é avistado duas vezes pelos policiais, mas consegue escapar.

19 de junho
Polícia acredita que Lázaro está em uma gruta em uma área de 80 quilômetros quadrados. Agentes de segurança realizam cerco.

20 a 27 de junho
A força-tarefa continuou as buscas pela mata e nas cidades da redondezas. 

28 de junho
Governador de Goiás anuncia que a força-tarefa prendeu Lázaro Barbosa. Informações iniciais apontam para troca de tiros no momento da captura. Lázaro foi morto durante a operação.

Policiais procuram Lázaro Barbosa, o ‘serial killer do DF’, em Cocalzinho de Goi
Policiais procuram Lázaro Barbosa, o ‘serial killer do DF’, em Cocalzinho de Goiás
Foto: Gabriela Biló - 23.jun.2021/Estadão Conteúdo

Outros crimes

Lázaro já respondeu a um processo por homicídio quando tinha 20 anos em Barra do Mendes, no interior da Bahia, onde nasceu.

Em 2011, já em Ceilândia, ele foi condenado por estupro e roubo à mão armada. Ele chegou a ser preso em 2018, em Águas Lindas de Goiás, mas fugiu do encarceramento poucos meses depois.

Portal Pacujá News

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Jovem comete suicídio na cidade de Mucambo no Ceará

O jovem foi identificado como Carlos Henrique, morador da cidade de Mucambo no Ceará.  Fonte: Mucambo em Questão 


Um jovem identificado como Carlos Henrique morador da cidade de Mucambo, deu fim à sua vida, praticando suicídio na tarde desta sexta-feira (25/06). A notícia chocou a cidade, pois o rapaz era bastante conhecido entre os jovens. 

Antes de cometer o ato, o jovem fez postagens de despedidas nas redes sociais, ele postou uma foto com a seguinte mensagem: "Nunca sabemos quando será a última vez. A despedida já pode ter acontecido" e  "A vida é um sopro isso me assusta" 

Deixamos aqui nossos votos de pesar a família que Deus na sua infinita bondade console os corações de todos nesse momento de dor.

Portal Pacujá News 

terça-feira, 22 de junho de 2021

Defensoria Pública do DF pede proteção contra violência física após prisão de Lázaro

Defensoria Pública do DF pede proteção contra violência física após prisão de Lázaro. Fonte: O Povo 

A Defensoria Pública do Distrito Federal pediu proteção especial à integridade física de Lázaro Barbosa em nota enviada à Vara de Execuções Penais. O homem é procurado há 13 dias em uma operação com centenas de agentes que ganhou destaque nacional, com acompanhamento dos principais veículos de imprensa. Lázaro é suspeito pela morte de uma família em Ceilândia, cidade-satélite do Distrito Federal. As informações são do portal UOL.

Como representante de Lázaro, a Defensoria disse que quer proteger o homem de “qualquer forma de sensacionalismo e exposição vexatória em razão da grande repercussão e comoção social vivenciada no caso”. O órgão pede para que o suspeito seja colocado em uma cela individual, sem outros detentos, “em caso de suas recaptura com vida”. Os representantes da Defensoria lembram que a proteção de violências físicas é garantida à Lázaro, “independentemente da conduta criminosa praticada e do clamor da sociedade por justiça”.

A Defensoria defende ainda que Lázaro seja protegido de “ataques midiáticos” e dos pedidos de entrevistas exclusivas. “Estamos vivenciando um sensacionalismo exacerbado durante a recaptura de Lázaro, com inúmeras comparações com filmes de ação, bem como pela proliferação de “memes” nas redes sociais criados pelos usuários sobre o caso”, argumenta o órgão em nota enviada na última sexta-feira, 18.

Na tarde desta segunda-feira, 21, policiais foram informados de que Lázaro Barbosa foi visto em uma área de mata fechada no distrito de Girassol, em Cocalzinho (GO). Após receber a notícia, a força-tarefa fechou o cerco na região e usa aeronaves para sobrevoar o espaço. Dois drones de inteligência, um deles com sensor de calor, também estão sendo utilizados para vasculhar o local, conhecido por ser uma área de fazendas.

Mais de 200 policiais buscam por Lázaro desde a chacina de uma família no Distrito Federal, por motivações ainda desconhecidas. O suspeito, conhecido como “Serial Killer de Brasília” nas redes sociais, se abriga em áreas de matas, sítios e chácaras para fugir. Durante a fuga, ele tem cometido crimes em série como invasão de residência, roubo e contra a liberdade pessoal, uma vez que faz reféns.

Portal Pacujá News 

segunda-feira, 21 de junho de 2021

33 policiais indiciados por tentativa de homicídio contra senador Cid Gomes durante motim no Ceará

Já na Promotoria de Justiça Militar e Controle Externo da Atividade Policial Militar, ao todo 35 PMs, sendo dois oficiais, foram acusados por crimes militares.

Cid Gomes foi baleado durante motim dos PMs, em Sobral. Foto: Reprodução / Fonte: Diário do Nordeste 

Mais de um ano após a tentativa de homicídio contra o senador Cid Gomes, durante motim protagonizado por centenas de policiais militares no Ceará, 33 agentes da Segurança Pública do Estado foram indiciados pelo crime.

Para chegar aos nomes dos envolvidos foi instaurado Inquérito Policial Militar (IPM) e houve quebra do sigilo telefônico autorizado pela Justiça a fim de descobrir quais policiais estavam amotinados no quartel, em Sobral, no fim da tarde (das 17h às 18h) do dia 19 de fevereiro de 2020, data e horário que o senador Cid Gomes foi alvejado a tiros naquela localidade.

VEJA LISTA COM NOMES DOS INDICIADOS

  • 1º SGT PM FRANCISCO ALVES DA SILVA
  • 1º SGT PM EDVANDRO SIEBRA MOURA
  • 1º SGT PM MÁRIO RUBENS LOBATO
  • 1º SGT PM ANTÔNIO CÉLIO DA SILVA SANTOS
  • 1º SGT PM JOSÉ GENEDITO DA CRUZ FREIRE
  • 2º SGT PM FRANCISCO GIVANILDO BARBOSA
  • 2º SGT PM EDINO TELES RODRIGUES
  • 3º SGT PM FRANCISCO FERNANDO DURVAL DE OLIVEIRA
  • 3º SGT PM RR AILTON MARCOS FONTENELE VIEIRA
  • CB PM WESLEN BATISTA MONÇÃO
  • SD PM ALYSON PORFÍRIO TORRES
  • SD PM FRANCISCO RAYMISON SOARES DE SOUSA
  • SD PM IRANILDO DA SILVA TEIXEIRA
  • SD PM JOSÉ CAIO FERNANDES GAMELEIRA
  • SD PM CARLOS RAFAEL MELO SOBRINHO
  • SD PM FRANCISCO OLIMAR OLIVEIRA SOUSA
  • SD PM DIEGO WALLACE GOMES BARBOSA
  • SD PM MARIO JORGE MAGALHÃES BARBOSA
  • SD PM KELSON FONTENELE DE SOUSA
  • SD PM FRANCISCO GELSON MENEZES PEREIRA
  • SD PM ELENILSON CARNEIRO DE OLIVEIRA
  • SD PM FRANCISCO ANDERSON BARBOSA TEIXEIRA
  • SD PM SAMUEL ARAÚJO LOPES DE ALENCAR
  • SD PM CRISTIANO COSTA MARQUES
  • SD PM DANIEL PORFÍRIO DE LIMA
  • SD PM ANTÔNIO FÁBIO DE LIMA GOMES
  • SD PM RICKDAL MENDES CARVALHO
  • SD PM JOSIMAR DE MESQUITA CARVALHO
  • SD PM PAULO ALBERTO DUARTE PONTE
  • SD PM GELSON ARNON MOTA TEIXEIRA
  • SD PM FRANCISCO MAIKON DOUGLAS SILVA ARRUDA
  • SD PM SAMUEL DA SILVA RIBEIRO
  • SD PM SIMÃO PEDRO DA SILVA CARDOSO

Na última quinta-feira (17), o Ministério Público do Ceará (MPCE) por meio da Promotoria de Justiça Militar e Controle Externo da Atividade Policial Militar apresentou denúncia contra 35 PMs (os listados acima, além dos tenentes-coroneis Jean Acácio Pinho e Romero dos Santos Colares) por crimes militares, como revolta e omissão de eficiência de força.

Na denúncia, o promotor de Justiça Sebastião Brasilino de Freitas Filho pede condenação com perda das patentes e das graduações para que os envolvidos sejam retirados da Corporação. A reportagem não localizou a defesa dos PMs.

Sobre a tentativa de homicídio, o promotor explicou na peça que a competência judicante para apreciação do feito não cabe à Promotoria de Justiça Militar examinar e processar o fato relativo aos disparos de arma de fogo realizados contra Cid Ferreira Gomes.

Ainda na mesma denúncia, Brasilino solicitou que fosse encaminhada cópias dos autos para membro do MPCE junto ao Tribunal do Júri na Comarca de Sobral para conhecimento e análise do Inquérito Policial Militar e adoção das providências cabíveis.

CRIMES MILITARES

Consta na denúncia que, em relação aos dois oficiais Romero dos Santos e Jean Acácio, o promotor pediu que a Justiça determine ao comando-geral da PMCE imediata realocação para “funções meramente administrativas, ficando proibidos de exercer função de direção, chefia, comando, por ser incompatível com o teor das acusações imputadas”.

Já aos demais, fica solicitada a proibição de frequentarem qualquer quartel da Polícia Militar do Ceará ou Corpo de Bombeiros Militar, podendo eles serem advertidos que “o descumprimento da ordem judicial acarretará na decretação de suas prisões preventivas”. A reportagem não conseguiu contato com o advogado de defesa dos agentes acusados.

INVESTIGAÇÃO

O inquérito foi instaurado para apurar fato ocorrido no dia 19 de fevereiro de 2020, quando Cid Gomes, por volta das 17h30, “na condução de um veículo do tipo retroescavadeira, ao tentar ingressar no perímetro delimitado como área militar, relativo ao 3º Batalhão Policial Militar, foi alvejado por disparos de arma de fogo, após discussão com possíveis policiais militares mascarados”.

"Os fatos estão situados dentro de um contexto de revolta em tempo de paz, que se deflagrou no seio da Polícia Militar do Ceará, ainda que este Ministério Público Militar tenha cautelosamente recomendado ao comando da corporação a adoção de medidas firmes para fazer frente ao desiderato vil daqueles homens criminosos. Houve a paralisação de parte dos militares do Ceará, notadamente os policiais, fazendo esta unidade da Federação alçar aos holofotes nacionais, pelos episódios mais lamentáveis que se possa imaginar”

MPCE

As investigações apontam que o comandante do quartel perdeu todo o seu poder de comando da unidade, deixando seus subordinados a própria sorte. “Não se ignora que aquele movimento criminoso de militares só ganhou fôlego a partir da conduta de parcela dos oficiais comandantes da tropa, quer seja a nível de comando de subunidade ou batalhão, quer seja a nível dos grandes comandos, que com sua leniência, desdém, e sentimento de endosso, fingiam que não estavam entendendo o que acontecia, por desejarem colher futuramente os louros políticos e salariais do motim”, conforme trecho da denúncia.

DEPOIMENTO

Em depoimento prestado pela vítima do atentado, o senador disse nos autos que se indignou com a situação do motim e foi ao quartel. Durante o percurso, segundo Cid Gomes, ele não foi abordado por nenhum comandante da força policial e os manifestantes o impediram de trafegar pela via pública.

Cid disse aos investigadores acreditar que se o comandante da unidade estivesse lá e imbuído de sua autoridade o evento não teria ocorrido da forma como ocorreu. Ainda segundo a vítima, antes de ser atingido pelos disparos, já tinha parado a retroescavadeira e mesmo assim continuava sendo hostilizado por pessoas encapuzadas e armadas.

O senador ainda destacou nos autos não conhecer nenhum dos homens que estavam no local, porque a maioria estava com a cabeça coberta, “mas que o líder do movimento era o vereador local e policial militar sargento Ailton”. Ele teria se apresentado como líder do movimento e o senador percebeu que todos os demais acatavam as ordens emanadas pelo sargento.

Agora, Ailton Marcos Fontenele foi denunciado pelo órgão ministerial como cabeça do crime de revolta ocorrido em fevereiro do ano passado. Poucos dias após a participação do vereador no motim, Ailton foi expulso pelo seu próprio partido político.

Portal Pacujá News 

Homem é encontrado morto em São Benedito no Ceará; mas policiais do RAIO capturam suspeito do crime

Os PMs informaram que o indivíduo tem 22 anos, e que a suposta motivação do crime teria sido em função de uma discussão ocasionada durante uma bebedeira. Fonte: Ibiapaba 24 Horas 

Um homem ainda sem identificação foi encontrado morto no inicio da manhã do domingo (20), na localidade conhecida como Sítio Barra, na zona rural de São Benedito no Ceará. O corpo foi localizado por moradores caído em uma estrada de chão.

A polícia militar resguardou o local do crime até a chegada da equipe da Perícia Forense. De acordo com informações do perito, foram encontradas lesões na região da cabeça provocadas possivelmente por objeto perfurante e pauladas.

Após colher as informações do crime, os policiais do RAIO iniciaram as diligências que resultaram na captura de um suspeito de ser o autor do homicídio. Os PMs informaram que o indivíduo tem 22 anos, e que a suposta motivação do crime teria sido em função de uma discussão ocasionada durante uma bebedeira. O indivíduo foi encaminhado a Delegacia de Tianguá e autuado por crime de homicídio doloso.

Portal Pacujá News 

domingo, 20 de junho de 2021

Homicídio a bala é registrado na localidade de Cacimbas em Cariré no Ceará


Por volta das 10:00 horas da manhã deste domingo dia (20/06), a vítima identificada por Antônio Carlos "Boré" foi morto a tiros na localidade de Cacimbas que pertence ao município de Cariré no Ceará. 

Pelo que foi nos repassado Antônio Carlos foi alvejado a bala por indivíduos não identificados, e que após efetuar o crime fugiram tomando rumo ignorado.

O Rabecão e a Perícia Forense estiveram no local fazendo os procedimentos periciais, logo após o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Sobral.

A Polícia Civil da cidade de Pacujá fará as investigações do homicídio para assim tentar capturar os envolvidos.

Portal Pacujá News 

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Acidente entre caminhão e D20 deixa homem morto entre Santa Quitéria e Canindé no Ceará

Acidente entre caminhão e D20 deixa homem morto entre Santa Quitéria e Canindé no Ceará. Com informações do radialista Wellington Lima / Fonte: A Voz de Santa Quitéria 


Uma colisão entre uma caminhonete e um caminhão deixou uma vítima fatal na tarde desta sexta-feira (18), na rodovia CE 257, entre Santa Quitéria a Canindé, mais precisamente na localidade de Cedro, já próximo ao distrito de Salitre. No momento do acidente, chovia no local.

Morreu na hora, o condutor da Chevrolet D20, de cor vermelha e placas BKO-3408, com inscrição de Cariré, Francisco Nelton Portela, 63. Tamanho o impacto, o seu corpo ficou preso nas ferragens e aguarda a chegada do Corpo de Bombeiros para que seja feita a remoção.

Já o motorista do outro veículo, uma Accelo 815, de cor branca e placas ORV-7945, com inscrição de Canindé, foi identificado como Luiz Amaro, motorista de horário de Salitre para a sede de Canindé.

Segundo informações de Luiz Amaro, o motorista da caminhonete vinha em sua direção e ele teria puxado o carro para o acostamento, mas o choque foi inevitável. O mesmo acredita que o outro condutor tenha cochilado ao volante.

A cabine da D20 ficou completamente destruída.O corpo deverá ser removido para o núcleo da Perícia Forense em Canindé. A ocorrência está sendo atendida pela Polícia Rodoviária Estadual.


Mais cedo, um outro acidente ocorreu na mesma CE 257. Uma Saveiro, da cidade de Forquilha, acabou perdendo o controle e descendo o aterro, mas sem maiores danos.

Portal Pacujá News 

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Médico é preso por invasão e ameaça contra ex-mulher em São Benedito no Ceará

Victor Melo foi afastado do cargo; ele descumpriu medida protetiva e quebrou portão da casa da mulher.


Victor Torres Melo foi preso em flagrante por ameaça e violação à medida restritiva. Fonte: Diário do Nordeste 


O médico Victor Torres Melo, ex-diretor clínico do Hospital Municipal de São Benedito, foi preso por invasão de propriedade, ameaça, violação à medida protetiva e violência doméstica contra a ex-mulher, na noite do último domingo (13).

Ele quebrou o portão da casa onde a ex companheira estava, com a filha dos dois, e afirmou querer levar a criança. Segundo a família, ele ameaçou a mulher, sua irmã, sua mãe e o namorado da irmã. Victor foi afastado do cargo pela Prefeitura de São Benedito, conforme decreto publicado nesta terça-feira (15).

Vídeos gravados na noite de domingo mostram a invasão. Após quebrar o portão conseguir entrar na casa, ele foi impedido pelos familiares da vítima de entrar na casa, que já havia chamado a polícia.

"Eu vou dizer uma coisa. Abre a porta, antes que eu te tire daí de dentro. Eu não estou ligando para a polícia", disse em um dos momentos.

"Manda me prender para tu ver, se eu não mando te matar. Tu, tua mãe e tuas irmãs todas. Manda me prender, para tu ver", ameaçou. O médico também ameaçou tacar fogo no carro de um dos familiares.

Victor afirmou ser membro de uma facção criminosa. A Justiça atendeu o pedido do Ministério Público e converteu a prisão em flagrante em preventiva. Ele deve permanecer detido por tempo indeterminado.

No processo, que corre na Comarca de São Benedito, a prisão é determinada para fazer cumprir a medida protetiva em favor da mulher e proteger sua integridade física e psicológica.

Desde que a ação cautelar está em vigor, Vitor utiliza perfis falsos em redes sociais para ameaçar a mulher e pessoas com que ela se relaciona. 

"Deste modo, verifica-se que a manutenção do acusado em liberdade importa em risco verdadeiro e atual à integridade física e psicológica da ofendida, de sorte que a custódia provisória é a única forma de garantir a ordem pública, entendida, neste caso, como a proteção da vítima, uma vez que outras medidas se mostraram insuficientes para coibir a práticas de atos criminosos pelo flagranteado, conforme o disposto no artigo 312 e 313, inciso III, ambos do Código de Processo Penal", diz a determinação.

Portal Pacujá News

Bolsonaro prevê mais duas ou três parcelas de auxílio e novo Bolsa Família de R$ 300 em dezembro

De acordo com o presidente, "está faltando só esse 'finalmente' aí, de auxílio emergencial de média de R$ 250. Média"

A rodada atual do auxílio tem quatro parcelas, que começaram a ser pagas em abril e serão encerradas em julho. Hoje, o valor de cada parcela varia R$ 150 a R$ 375 por mês. Foto: Carolina Antunes/PR  Fonte: Diário do Nordeste 


O presidente Jair Bolsonaro disse na terça-feira (15) que o Ministério da Economia está estudando o pagamento de "mais duas ou três parcelas" do auxílio emergencial após o fim da rodada atual, que termina em julho.

"Mais duas ou três parcelas, está faltando só esse 'finalmente' aí, de auxílio emergencial de média de R$ 250. Média", afirmou Bolsonaro em entrevista à SIC TV, afiliada da RecordTV em Rondônia.

Na segunda-feira (14), o ministro Paulo Guedes (Economia) havia informado ao jornal Folha de S.Paulo a prorrogação por três meses.

De acordo com o ministro, o presidente Jair Bolsonaro baterá o martelo sobre a medida após se informar com o Ministério da Saúde e receber a decisão do Ministério da Cidadania, que é responsável pela gestão do programa.

PROPOSTA

Na última semana, a equipe econômica havia fechado uma proposta para prorrogar o auxílio a informais por dois meses. O custo estimado era de R$ 18 bilhões.

Em seguida, Guedes afirmou em videoconferência na terça-feira (8) que a assistência poderia ser renovada por mais dois ou três meses. Agora, porém, o ministro disse que ficou decidido que o prazo será de três meses.

rodada atual do auxílio tem quatro parcelas, que começaram a ser pagas em abril e serão encerradas em julho. Hoje, o valor de cada parcela varia R$ 150 a R$ 375 por mês.

ESTRATÉGIA

A prorrogação do auxílio emergencial é uma das apostas de Bolsonaro para alavancar sua popularidade, que está em queda.

Além disso, Bolsonaro confirmou na entrevista desta terça sua intenção de turbinar o Bolsa Família, programa criado na gestão do PT.

"Agora, no tocante ao Bolsa Família, tivemos uma inflação durante a pandemia no tocante aos produtos da cesta básica em torno de 14%, você teve item que subiu até 50%, sabemos disso daí", disse o presidente.

"E o Bolsa Família, a ideia é dar um aumento de 50% para ele em dezembro. Passaria de, em média, R$ 190 para R$ 300. É isso que está praticamente acertado aqui", afirmou.

REFORMA TRIBUTÁRIA

Segundo Bolsonaro, o programa social contemplaria cerca de 18 milhões de famílias. Na mesma entrevista, Bolsonaro comentou da intenção de, na proposta de reforma tributária, acabar com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), mas com a criação de uma compensação.

O mandatário disse que, fechada a proposta, ela será submetida à população, já que, na véspera de tentar sua reeleição, Bolsonaro tenta se esquivar de medidas impopulares.

"O Paulo Guedes tem estudado uma maneira de acabarmos com o IPI. O imposto sobre produtos industrializados é muito alto no Brasil. É geladeira, fogão, bicicleta... Obviamente, com uma compensação do outro lado", afirmou Bolsonaro.

"Estamos buscando disso aí e nós pretendemos, se chegarmos à conclusão disso, apresentar a proposta à população e ver qual a reação", disse o presidente.

Portal Pacujá News 

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Justiça cassa diploma de prefeito e vice-prefeita de Coreaú no Ceará por compra de votos

Justiça acata ação do MP Eleitoral e cassa diploma de prefeito e vice-prefeita de Coreaú no Ceará. Fonte: MPCE 


A Justiça acatou Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) do Ministério Público Eleitoral (MPE) e cassou, nesta quinta-feira (10/06), os diplomas do prefeito e da vice-prefeita de Coreaú. Na decisão, o juiz eleitoral da 64ª Zona Eleitoral, Guido de Freitas Bezerra, julgou procedentes as denúncias do MPE que apontam que os gestores, eleitos em 2020, realizaram compra de votos e cometeram abuso de poder econômico. Além da cassação do diploma, prefeito e vice-prefeita tiveram todos os votos recebidos no pleito de 2020 invalidados, terão que pagar cada um multas que juntas somam 80 mil Unidades Fiscais de Referência do Ceará (UFIRCE) – aproximadamente R$ 358 mil -, além de ficarem inelegíveis por oito anos.

Na decisão, a Justiça também acatou o pedido do MPE, por meio da Promotoria de Justiça da 64ª Zona, e condenou, pelos mesmos crimes, outras quatro pessoas. Uma delas recebeu todas as punições as quais foram condenados prefeito e vice-prefeita, exceto cassação de diploma, por não ter sido eleito para cargo público. A mesma situação se aplica as outras três pessoas, que, no entanto, terão que pagar multa no valor de R$ 50 mil UFIRCEs – R$ 224 mil.

Portal Pacujá News 

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Santa Quitéria repercute em rede nacional no SBT e RedeTV com promoção dos Namorados; veja o vídeo

Os apresentadores Sikera Junior e Ratinho comentaram o assunto em seus programas. Fonte: A Voz de Santa Quitéria 


Mesmo tendo sido cancelada diante da astronômica repercussão que teve, o sorteio de Dia dos Namorados da Secretaria de Cultura de Santa Quitéria no Ceará ainda continua rendendo em programas de televisão, de rede nacional. Entre os prêmios, um kit erótico e uma cortesia para motel, ofertado pelas próprias empresas participantes, tendo a partir daí gerado uma verdadeira celeuma na cidade.

Na noite de ontem (09), o assunto foi um dos temas discutidos no Programa do Ratinho, do SBT. No quadro "Mesa do Ratinho", o apresentador Carlos Roberto Massa debateu junto com a dupla sertaneja Edson e Hudson, o humorista Diogo Portugal e o apresentador do programa Primeiro Impacto - na mesma emissora - Marcão do Povo, este último que foi bastante duro em suas palavras contra o secretário Salvador Holanda.

No dia anterior, foi a vez de Sikera Jr, no programa Alerta Nacional, da TV A Crítica / RedeTV, classificar o episódio como palhaçada e defendeu que o município optasse por distribuir cestas básicas ao invés de fazer o sorteio destes itens.

Vejam o vídeo:



Afora estes programas, o caso ecoou também na imprensa estadual, pela TV Verdes Mares e TV Cidade, pela rede Plus FM de rádio e dezenas de sites de notícias.

A nota divulgada no dia 08 pela Secretaria de Cultura atribuiu o cancelamento pela "ignorância que leva muitos a distorcer a verdade e a falta de informação de alguns levou a esse cenário". Além disso, a pasta esclareceu que o sorteio não fazia uso do dinheiro público, já que todos os itens que seriam entregues aos ganhadores seriam doados pelas próprias empresas participantes. A ação, segundo a nota de esclarecimento, visava incentivar a economia local.

Portal Pacujá News 

terça-feira, 8 de junho de 2021

Presidente da França Emmanuel Macron toma tapa na cara durante visita ao Sul do país; veja o vídeo

O líder estava em visita ao Sul do país para conversa com comerciantes locais sobre o futuro dos negócios com a melhora da pandemia da Covid-19.

A comitiva de segurança de Macron rapidamente interveio para puxar o homem para o chão e afastar Macron dele. Fonte: CNN Brasil 

O presidente francês Emmanuel Macron levou um tapa na cara na terça-feira (8) por um homem em uma multidão de curiosos durante uma caminhada no sul da França, de acordo com um vídeo do incidente.

A comitiva de segurança de Macron rapidamente interveio para puxar o homem para o chão e afastar Macron dele. Duas pessoas foram presas em conexão com o incidente, informaram as emissoras BFM TV e a rádio RMC.

O incidente ocorreu enquanto Macron estava visitando a região de Drome, no sudeste da França, onde encontrou donos de restaurantes e estudantes para falar sobre como a vida está voltando ao normal após a epidemia de Covid-19.

Em vídeo que circulou nas redes sociais, Macron, vestido com uma camisa branca de manga longa, podia ser visto caminhando em direção a uma multidão de simpatizantes que estavam atrás de uma barreira de metal.

Veja o vídeo abaixo:


O presidente francês estendeu a mão para cumprimentar um homem, de camiseta verde, óculos e máscara facial.

O homem pôde ser ouvido gritando "Abaixo a Macronia" ("A Bas La Macronie") e então deu um tapa na cara de Macron. A identidade do agressor e os motivos da ação são incertos. Enquanto esbofeteava o líder, também foi possível ouví-lo gritar "Montjoie Saint Denis", um grito de guerra dos exércitos franceses de quando o país ainda era uma monarquia.

Dois dos seguranças de Macron abordaram o homem de camiseta verde, enquanto outro conduzia Macron para longe. Mas Macron permaneceu próximo à multidão por mais alguns segundos e parecia estar falando com alguém do outro lado das barreiras.

A administração presidencial disse que houve uma tentativa de atacar Macron, mas recusou comentários adicionais.

Portal Pacujá News 

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Jovem da cidade Ubajara no Ceará morre vítima da Covid-19

Ele morreu nessa segunda-feira (07/06), por consequência da COVID-19. Fonte: Ubajara Notícias

Um jovem, ubajarense, morreu após vários dias de luta contra a Covid-19. Dieyson estava internado na UTI, e após vários dias de luta não resistiu as sequelas do vírus.

Ele morreu nessa segunda-feira (07/06), por consequência da COVID-19, sendo a 55º vítima do corona vírus na cidade de Ubajara no Ceará.

Os cidadãos de Ubajara, através das redes sociais expressaram a tristeza com a partida de mais um jovem na cidade.

“Sem acreditar! Meu amigo Dieyson. Que o senhor Deus conforte o coração de todos os famíliares.” Afirmou Arlete em suas redes sociais.

Portal Pacujá News 

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Pacujá e mais 84 cidades do Ceará estão aptas a vacinar a população em geral contra a Covid-19; Veja lista

Primeiro lote de vacinas para o grupo deve contemplar população de 45 a 59 anos cadastrada na plataforma Saúde Digital.

Pacujá e mais 84 cidades do Ceará estão aptas a vacinar a população em geral contra a Covid-19; Veja lista. Fonte: Diário do Nordeste 


Dos 184 municípios do Ceará, 85 já estão aptos a iniciarem a vacinação da população em geral contra a Covid-19. A informação foi confirmada pela secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Magda Almeida, em entrevista ao Diário do Nordeste na manhã desta sexta-feira (4). Ela informou 83 municípios, mas a lista enviada pela Secretaria apresenta 85.

"Temos hoje 83 municípios que, pelas metas do cadastro no Saúde Digital, já podem avançar para a população em geral. Inclusive, o lote de hoje que vai ser enviado já vai contemplar 100% dessa população que está cadastrada", afirma, completando que o quantitativo é reservado a pessoas de 45 a 59 anos já inscritas.

Nessa quinta (3), o Estado recebeu um novo lote com mais 24.570 doses da Pfizer. Magda reforça que quem não se cadastrou não pode ser incluído no planejamento de distribuição das vacinas, daí a importância de se inscrever ou atualizar os dados.

Confira a lista por ordem alfabética:

  • Acarape
  • Altaneira
  • Alto Santo
  • Antonina do Norte
  • Aracati
  • Aracoiaba
  • Ararendá
  • Araripe
  • Aratuba
  • Baixio
  • Baturité
  • Beberibe
  • Bela Cruz
  • Brejo Santo
  • Camocim
  • Campos Sales
  • Capistrano
  • Cariré
  • Catunda
  • Caucaia
  • Cedro
  • Chorozinho
  • Coreaú
  • Crateús
  • Forquilha
  • Fortim
  • Frecheirinha
  • Graça
  • Granja
  • Granjeiro
  • Groaíras
  • Guaiúba
  • Ibaretama
  • Ibiapina
  • Ipaumirim
  • Ipueiras
  • Iracema
  • Itaiçaba
  • Itapiúna
  • Itarema
  • Jaguaretama
  • Jardim
  • Jucás
  • Lavras da Mangabeira
  • Madalena
  • Marco
  • Massapê
  • Meruoca
  • Milagres
  • Milhã
  • Missão Velha
  • Mombaça
  • Monsenhor Tabosa
  • Morada Nova
  • Moraújo
  • Morrinhos
  • Mucambo
  • Mulungu
  • Novo Oriente
  • Pacatuba
  • Pacujá
  • Palhano
  • Paramoti
  • Penaforte
  • Pindoretama
  • Pires Ferreira
  • Potengi
  • Quiterianópolis
  • Quixadá
  • Quixelô
  • Reriutaba
  • Russas
  • Salitre
  • Santa Quitéria
  • Santana do Cariri
  • São Benedito
  • Sobral
  • Solonópole
  • Tamboril
  • Tianguá
  • Tururu
  • Uruburetama
  • Varjota
  • Várzea Alegre
  • Viçosa do Ceará

Os 85 municípios mencionados já atingiram imunização acima de 90% da meta do terceiro grupo, formado por pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência. Os demais 99 só devem ser autorizados quando alcançarem a mesma marca. 

Após os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho expedirem recomendação à Sesa para que a vacinação contra a Covid-19 fosse iniciada no público geral, respeitando ordem decrescente de idade, a Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB-CE) deu sinal verde para municípios que já aplicaram 90% ou mais da primeira dose nos grupos prioritários.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira (PDT), estimou que a população entre 18 e 59 na Capital poderá ser imunizada a partir da próxima semana. 

Segundo o programa Saúde Digital, 1.166.063 cearenses fora de qualquer grupo prioritário realizaram cadastro para serem vacinadas, até as 11h desta sexta-feira (4).

Confira as dez cidades com mais cadastros:

  • Fortaleza - 612.116
  • Maracanaú - 40.673
  • Caucaia - 39.004
  • Crato - 29.519
  • Juazeiro do Norte - 25.174
  • Itapipoca - 15.418
  • Maranguape - 12.566
  • Sobral - 12.563
  • Limoeiro do Norte - 10.608
  • Canindé - 9.994

Já as dez cidades com menos cadastros são:

  • Barroquinha - 327
  • Quixelô - 314
  • Altaneira - 300
  • Arneiroz - 279
  • Pacujá - 257
  • General Sampaio - 243
  • Poranga - 205
  • Baixio - 175
  • Salitre - 152
  • Granjeiro - 112

"Vacinação rápida e em massa"

Para Caroline Gurgel, virologista, epidemiologista e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), a estratégia de vacinar o público geral é assertiva, mas destaca algumas questões que devem ser levadas em consideração. A primeira delas é a garantia das duas doses da vacina.

"Não podemos aplicar a primeira dose em um grande contingente de pessoas sem existir a garantia de que esse mesmo quantitativo terá a segunda dose no prazo correto. Vale lembrar que a aplicação de apenas uma dose diminui a eficácia do imunizante", explica.

Outra questão abordada pela especialista é o critério de escolha de quem, dentro deste público, irá se vacinar primeiro. A CIB preconizou que seja imunizado em idade decrescente, iniciando por aqueles que têm 59 anos. Gurgel, contudo, avalia outra estratégia.

No meu entendimento, deveriam ser priorizadas as pessoas que atuam no serviço essencial. Essas não podem ficar em casa e estão diariamente expostas ao vírus
Caroline Gurgel
Epidemiologista

Caroline também alerta que "muitas pessoas das etapas anteriores, como as que possuem comorbidade, embora cadastradas, ainda não foram convocadas para se vacinar". Antes de abrir ao público geral, acrescente Gurgel, "é preciso imunizar as pessoas dos grupos anteriores".

Com a garantia da disponibilidade dos imunizantes, Gurgel reforça que o processo de imunização, para ser eficaz contra a pandemia da Covid-19, deve ser "rápido e em massa".

Para evitar uma terceira onda, só mesmo com vacinação em massa e de forma urgente. Temos todos os cenários que sugerem uma terceira onda, portanto, devemos imunizar, com as duas doses, o quanto antes.
Caroline Gurgel
Epidemiologista

Para a imunização, a população deve se cadastrar na plataforma Saúde Digital

Portal Pacujá News