Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Quatro pessoas da mesma família morrem em acidente em Nova Russas no Ceará; duas das vítimas eram crianças

De acordo com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), houve uma colisão entre dois veículos que trafegavam na CE-187, que liga Nova Russas a Crateús.

Vieram a óbito no local os ocupantes do Fiat Stilo, o casal, Vicente de Paulo Rodrigues Batista (44), que conduzia o carro, Manoela de Carvalho Sousa (24) e os dois filhos menores do casal. Foto: Divulgação / Fonte: Diário do Nordeste 

Uma família morreu vítima de um acidente fatal envolvendo um caminhão e um carro de passeio no fim da tarde desta quinta-feira (31), nas proximidades do km 295 da CE 187, município de Nova Russas, no Interior do Ceará. Morreram na colisão o pai, a mãe, e duas crianças, de dois e três anos. 

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar esteve no local do acidente para ajudar no resgate das vítimas. De acordo com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), o motorista do caminhão ficou no local, prestou socorro e foi conduzido pela Força Tática de Nova Russas à Delegacia localizada na cidade de Crateús.

Legenda: O teste de bafômetro do motorista deu negativo. Foto: Foto: Divulgação

As vítimas são o casal, Vicente de Paulo Rodrigues Batista (44), que conduzia o carro, Manoela de Carvalho Sousa (24) e os dois filhos menores do casal. 

O motorista realizou o teste de bafômetro, que deu negativo. Ele prestou depoimento e foi liberado.

Portal Pacujá News 

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Conselho decide que seguro DPVAT não será cobrado em 2021

Ministro do TCU também determinou nesta terça que a Susep obrigue a Líder a continuar operando o seguro obrigatório para viabilizar repasses.

Conselho decide que seguro DPVAT não será cobrado em 2021. Fonte: R7


O CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) aprovou, em reunião extraordinária realizada nesta terça-feira (29), que o seguro obrigatório DPVAT não será cobrado em 2021. Também foi autorizada a contratação de novo operador pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) em caráter emergencial e temporário.

"A Susep está envidando os melhores esforços para viabilizar a contratação de pessoa jurídica, já na primeira semana de janeiro de 2021, com capacidade técnica e operacional para assumir o DPVAT, garantindo as indenizações previstas em lei para a população brasileira", afirmou o conselho em nota. 

O DPVAT é pago anualmente por todos os proprietários de veículos (incluindo motos), desde passeio até coletivos. Ele é usado para indenizar vítimas de acidentes em casos de morte e invalidez permanente e também no reembolso de despesas médicas. O prêmio só é pago se a vítima, seu dependente ou representante legal solicitá-lo junto a uma seguradora autorizada a trabalhar com o DPVAT.

Nesta terça-feira, o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Raimundo Carreiro, em medida cautelar, determinou à Susep e ao CNSP que adotem as providências necessárias para assegurar a continuidade da operacionalização do DPVAT, sem qualquer interrupção, com a manutenção, se for o caso, da Seguradora Líder na gestão da operação, em caráter excepcional de transição.

Em 24 de novembro deste ano, as seguradoras consorciadas aprovaram a dissolução do Consórcio DPVAT, com efeitos a partir de 1º de janeiro de 2021. A partir desta data, a Seguradora Líder não poderá operar o Seguro DPVAT em nome das consorciadas, mas tão somente administrar ativos, passivos e negócios do Consórcio realizados até 31 de dezembro de 2020.

Com isso, a partir de janeiro de 2021 toda a frota de veículos automotores do país passaria a estar irregular junto aos departamentos estaduais de trânsito (Detran), uma vez que a lei estabelece que todos os proprietários de veículos devem pagar o seguro DPVAT para estar em dia com sua documentação.

Além disso, toda a população poderá ficar desprotegida da cobertura do seguro. De acordo com o ministro, a dissolução do Consórcio impactará “não somente a regularidade da frota nacional de veículos, mas principalmente a população em geral, formada por potenciais beneficiários da cobertura do seguro a partir de 1º/1/2021, trazendo também insegurança jurídica”.

Para Carreiro, também é urgente e necessário encontrar uma solução operacional de curto prazo para que a sociedade permaneça adequadamente atendida e que os recursos acumulados em excesso na operação DPVAT, da ordem de R$ 4,2 bilhões, continuem sendo a ela devolvidos.

Na decisão, também foram requeridas informações atualizadas acerca das ações de cobrança do valor de R$ 2,25 bilhões decorrente de despesas consideradas irregulares realizadas pela Seguradora Líder com recursos do Seguro DPVAT.

Polêmica

Desde 2019, o seguro DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores de Vias Terrestres) tem enfrentado polêmicas. O presidente Jair Bolsonaro tentour extinguir o seguro. A justificativa seria o custo elevado de regulação e supervisão do uso do seguro. Mas o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu pela continuidade da cobrança.  

Portal Pacujá News 



terça-feira, 29 de dezembro de 2020

WhatsApp deixará de funcionar em aparelhos iOS e Android em 2021

Facebook recomenda migrar as conversas para um aparelho com sistema recente.

O Facebook recomenda realizar um backup e migrar as conversas para um aparelho com sistema operacional mais recente.  Fonte: Gazeta Web


O Facebook anunciou que a partir de 2021 deixará de oferecer suporte para o aplicativo WhatsApp em smartphones com as versões anteriores à 4.0.3 do Android e anteriores à 9.0 do iOS.

A medida afeta toda a linha de iPhones 4 e modelos anteriores.

No caso dos iPhone 4S, 5, 5S, 5C, 6 e 6S, eles deverão ser atualizados para o iOS 9 para continuar a ter suporte ao aplicativo de mensagens.

Já o iPhone 6S, iPhone 6S Plus e iPhone SE é possível atualizar para o iOS 14.

No Android, usuários do HTC Desire, LG Optimus Black, Motorola Droid Razr e o Samsung Galaxy S2 perderão o suporte ao WhatsApp.

O app ainda poderá ser utilizado nos aparelhos mais antigos por algum tempo, mas conforme novas atualizações do WhatsApp são liberadas, esses aplicativos poderão apresentar erros ou perder acesso a qualquer momento.

O Facebook recomenda realizar um backup e migrar as conversas para um aparelho com sistema operacional mais recente.

Para saber a versão do sistema operacional basta acessar a tela de configurações do smartphone.

Portal Pacujá News 

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Duas motos roubadas são recuperadas pela Polícia em Tianguá no Ceará

A polícia informou que os veículos foram localizados nas imediações do sitio Boa Esperança. Fonte: Ibiapaba 24 Horas


A Polícia Militar recuperou na manhã desta segunda-feira (28) duas motocicletas que haviam sido roubadas durante um assalto em uma residência na manhã do domingo (27) na localidade conhecida como Sítio Campestre. Câmeras de segurança registraram a fuga dos criminosos conduzindo as motos logo após o assalto. Entre eles havia também uma mulher. 

A polícia informou que os veículos foram localizados nas imediações do sitio Boa Esperança e que as diligências seguem no sentido de identificar e prender todos os envolvidos no crime. 

Com o apoio das equipes do Demutran, os veículos foram levados para Delegacia a fim de que sejam restituídos aos proprietários. 

Portal Pacujá News 

Durante ‘saidinha’ de Natal, detento tenta estuprar mulher e é preso usando calcinha no interior de SP


O detento Luís Henrique Caetano da Costa foi preso, na última quinta-feira (24), véspera de Natal, após atacar uma corretora de imóveis durante a “saidinha de Natal” em Marília (SP). A Polícia Militar informou que o suspeito usava uma calcinha fio-dental vermelha no momento em que foi detido. As informações são do G1.

Para atrair a vítima, Luís se passou por um oficial do Exército que estava interessado em adquirir um novo imóvel. O ataque aconteceu no momento em que a mulher mostrava o banheiro para o criminoso.

Luís mandou a mulher se ajoelhar para estuprá-la e a ameaçou com uma faca, mas a vítima conseguiu desarmar o homem e o golpeou pelas costas. Mesmo ferido, o detento conseguiu roubar o carro da vítima, mas foi detido pelos policiais na cidade vizinha de Pompeia (SP).

Portal Pacujá News 


quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Senador propõe prisão de até oito anos para quem não tomar vacina; veja íntegra

O projeto de lei que prevê prisão de até oito anos para quem não tomar vacinas em casos de emergência de saúde pública, como a pandemia de covid-19. Fonte: Congresso Em Foco 

senador Ângelo Coronel (PSD-BA) apresentou um projeto de lei que prevê prisão de até oito anos para quem não tomar vacinas em casos de emergência de saúde pública, como a pandemia de covid-19. O texto prevê ainda a punição para pais que não vacinarem seus filhos e também para quem divulgar notícias falsas sobre as vacinas do programa nacional de imunização.

Pelo PL, a punição acontecerá apenas quando não houver justa causa para a não-vacinação.

“É urgente que se tome medidas para contenção desse mal que pode prejudicar a vacinação e atrasar ainda mais a saída do país da crise sanitária provocada pela pandemia”, diz a justificativa do texto.

Veja a íntegra do projeto:

“O PL aqui apresentado vem no contexto da pandemia da Covid19, mas também é uma resposta necessária à sequência de quedas nas taxas de imunização das campanhas do Ministério da Saúde”, diz.

Portal Pacujá News 


Tarcísio do Acordeon cresce em apps e realiza sonho de trazer familiares de São Paulo para o Ceará

Pai e irmãos de cearense deixaram Campos Sales (CE) em busca de uma melhor vida financeira.

Legenda: Forrozeiro vive com filho e esposa em Petrolina (PE). Foto: Reprodução/Instagram Fonte: Diário do Nordeste 


De Campos Sales (CE), aos 27 anos, Tarcísio do Acordeon é um dos nomes que despontou no mercado musical em 2020. Com a letra "Nêga", composição sobre um relacionamento em crise, ele atraiu olhares e parcerias de Xand Avião e Wesley Safadão. De infância humilde, compartilhada com quatro irmãos, o instrumentista viveu parte da adolescência em Osasco (SP). Em busca de melhores condições financeiras, a família do sanfoneiro deixou à terra natal. Em 2020, ele retornou o pai para o Ceará e trará os demais familiares nos próximos meses. 

Tarcísio do Acordeon aprendeu a tocar violão aos oito anos. Por influência do pai, a música sempre foi presente na vida do forrozeiro. Autodidata de sanfona, ele encarou as notas do instrumento aos 10 anos. Dois anos depois, subiu pela primeira vez em um palco em uma banda de Campos Sales. Aos 14 anos, iniciou as primeiras composições — sem grandes aprofundamentos de narrativa.

Assista "Nêga":


Um ano depois, precisou deixar o Ceará para viver com a família em São Paulo. O pai trabalhava na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) com o carregamento de frutas e verduras. Tarcísio do Acordeon até chegou ajudar a família com "bicos", mas os pais queriam que ele se dedicasse a música. Em terras paulistas, ele chegou a tocar forró em bares e casas noturnas.

Pai aos 16 anos

De um amor que começou na infância, nasceu o primeiro filho de Tarcísio do Acordeon. Cercado de medo, ele a esposa, estão juntos até hoje. O forrozeiro conta que o relacionamento dele é inspiração para estrofes de músicas românticas. "Ela me ligou dizendo estava grávida e pensou que eu iria deixar ela, mas jamais faria isso. Estamos juntos há nove anos e o nosso amor só cresce".

Atualmente, Tarcísio do Acordeon vive na cidade de Petrolina (PE). A mudança aconteceu no ano passado para facilitar a rotina na produtora Top Eventos. Ele faz parte do casting de artistas formado por Vitor Santos, Biu do Piseiro e Pisadinha de Luxo.

Ascensão musical

De volta ao Ceará, ele vendeu a primeira composição da carreira no ano passado. "Sofrer por Morena", na voz de Vitor Fernandes, atingiu mais de seis milhões de visualizações no YouTube. "Cair numa disputa não dói. Dói é sofrer por morena. Por causa dessa dor que me destrói", diz a letra que cruza termos de vaquejadas com um relacionamento amoroso. "Nunca havia vendido uma música. Essa primeira canção atraiu os olhares dos empresários do Vitor Fernandes. Em seguida, eles me convidaram para entrar na produtora", conta Tarcísio do Acordeon.

Neste ano, em plena pandemia do coronavírus, o compositor despertou a carreira de cantor. A letra "Nêga" logo invadiu o repertório de nomes nacionais do sertanejo como Henrique e Juliano. Sem realizar eventos com a presença do público, por contra de decretos estaduais e municipais contra aglomerações, a saída para divulgar o trabalho foram as lives.

Cantor criou laços na música com nomes como Wesley Safadão
Legenda: Cantor criou laços na música com nomes como Wesley Safadão
Foto: Reprodução/Instagram

A rápida ascensão musical do cearense já rendeu convite de gravadoras, mas o cantor disse não ter sentido liberdade. "Analisamos algumas propostas. Vi que ficaria muito preso. Resolvemos seguir nosso trabalho independente. Meu estilo é vaquejada. Eu penso que se entrasse em uma gravadora logo eles mudariam meu estilo", avalia o cantor.

Ao mesmo tempo, Tarcísio do Acordeon afirma que segue tendo acompanhamento e ajuda de amigos em gerir a carreira. "Wesley Safadão está me dando muitos conselhos, inclusive de investimentos. Conversamos muito sobre futuros trabalhos. Ganhei um grande amigo em 2020".

Ao mesmo tempo, Tarcísio do Acordeon afirma que segue tendo acompanhamento e ajuda de amigos em gerir a carreira. "Wesley Safadão está me dando muitos conselhos, inclusive de investimentos. Conversamos muito sobre futuros trabalhos. Ganhei um grande amigo em 2020".

O cearense também pensa na aparência e saúde. O cantor afirma que o sobrepeso afastou ele das vaquejadas, algo presente na vida em Campos Sales. "Estou tendo acompanhamento de um nutrólogo. Quero voltar a competir como antes. Sou feliz com o corpo que tenho. Hoje, o público quer ouvir quem sabe cantar".

Para 2021, Tarcísio do Acordeon já conta com agenda de shows fechada até junho. Ele também diz preparar o primeiro DVD da carreira com participações e 10 músicas inéditas.

Portal Pacujá News 


Homem é preso suspeito de abusar sexualmente menina de 10 anos em Tianguá no Ceará

Conforme a Polícia Militar, o homem que mora em outro imóvel na mesma rua, teria oferecido dinheiro para tocar nas partes intimas da criança. Fonte: Ibiapaba 24 Horas

Um homem de 56 anos foi preso suspeito de abusar sexualmente de uma menina de 10 anos, na rua Tabajara, em Tianguá. O caso aconteceu no inicio da noite da terça-feira (22), quando a criança estava em uma casa próximo ao local onde ela mora.

Conforme a Polícia Militar, o homem que mora em outro imóvel na mesma rua, teria oferecido dinheiro para tocar nas partes intimas da criança. Assustada, a menina contou o que havia acontecido para a mãe que acionou a PM. 

Os policiais compareceram ao local e o suspeito foi conduzido à delegacia de Tianguá, onde foi autuado por crime de estupro de vulnerável. 

Portal Pacujá News 

 

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Camelôs vendem vacina falsa contra a Covid-19 por 50 reais no Rio de Janeiro

Vendedores cobram R$50 pelo produto e fazem a aplicação na hora.

A mercadoria falsa apresenta um “certificado de vacinação”. Foto: Reprodução/Twitter Giovanni Sandri


Camelôs localizados em Madureira, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, estão vendendo uma 
“vacina” contra a Covid-19 (Sars-CoV-2), informou o Diário do Rio . De acordo com pessoas que passaram pelo local, o produto falso é vendido por R$50 com a possibilidade de aplicação na hora, o que eleva o preço a R$60. 

A informação começou a circular nas redes sociais no último domingo (22), onde muitas pessoas começaram a publicar fotografias da caixa de uma possível vacina contra o coronavírus, onde a embalagem tem alguns dados escritos em mandarim, indicando que a origem do produto pode ser chinesa.

Além de prometer que a vacina falsa funciona, o camelô ainda se compromete a ajudar o cliente a fazer a aplicação, caso este tenha dúvidas. Porém, para que tal adição no atendimento seja possível, é necessário o pagamento de um acréscimo de R$ 10, como comissão pelo serviço de "enfermeiro" prestado pelo vendedor.

Vale lembrar que, além de não ter comprovação de eficácia, vacinas devem sempre se compradas em clínicas autorizadas, onde a aplicação é feita no local, ou procurar o posto de saúde mais próximo para tal. É importante destacar, também, que o Governo já informou que a vacina vai ser gratuita para a população, fazendo com que a compra do produto que pode ser altamente prejudicial para a saúde, e sem autorização da Anvisa, seja desnecessária.

Portal Pacujá News 

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Entenda o ápice do alinhamento de Júpiter e Saturno

O fenômeno astronômico raro ocorre a cada 20 anos.

Como o próximo evento desta magnitude só será em 2080, o ideal é aproveitar o espetáculo desta noite.  Foto: Marcello Casal Jr Fonte: Agência Brasil 

É chegado o grande dia! Esta noite (21), Júpiter e Saturno estão alinhados no céu de uma forma que não era vista aqui da Terra há séculos.

É o ápice da chamada conjunção de planetas. Um evento astronômico raro – que ocorre a cada 20 anos. Mas neste ano, a ''aparente'' aproximação dos gasosos é ainda maior. Só tinha sido vista assim em 1623.

Como o próximo evento desta magnitude só será em 2080, o ideal é aproveitar o espetáculo desta noite.

Dependendo das condições climáticas, a observação do céu a oeste pode ser feita a olho nu.

Quem explica o passo a passo da grande conjunção é o professor do Observatório de Astronomia da Unesp, Rodoldo Langhi.


Nas redes sociais, perfis e entidades de astronomia promovem transmissões ao vivo sobre o fenômeno.

Portal Pacujá News 

Doença desconhecida tira a vida de uma jovem da cidade de Tauá no Ceará

 

Taynar estava hospitalizada no HGF em Fortaleza, e depois de 40 dias de internamento veio a óbito no último sábado (19). Fonte: TV Zap News

Foi sepultado na manhã do domingo (20), no Cemitério Público da Tapera, na zona rural de Tauá, o corpo da ex-funcionária da Farmácia Moderna, Taynar Gomes Barbosa. 

Taynar estava hospitalizada no HGF em Fortaleza, e depois de 40 dias de internamento veio a óbito no último sábado (19).

Ela foi acometida de uma doença, cujo diagnóstico não foi definido. Durante todo esse tempo, Taynar foi submetida a vários exames com amostras sendo enviadas para o exterior, porém sem que houvesse uma conclusão sobre o caso. Enquanto isso, o estado de saúde dela se agravou levando a mesma a óbito. 

O corpo foi transladado para Tauá onde chegou no início da noite do sábado e o sepultamento aconteceu na manhã do domingo no Cemitério da Tapera.

Portal Pacujá News 

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Ministério Público Eleitoral pede cassação do prefeito e vice-prefeito eleitos de Fortaleza

Ministério Público Eleitoral pede cassação dos registros de candidatura ou dos diplomas do prefeito e do vice-prefeito eleitos de Fortaleza. Fonte: MPCE 



Ministério Público Eleitoral, por intermédio da Promotoria Eleitoral da 1ª Zona da Comarca de Fortaleza e pelo Grupo Especial de Atuação Conjunta para Auxílio na Investigação de Ilícitos Eleitorais Complexos (GEACO), propôs, no dia 17, uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) requerendo o julgamento pela procedência da ação cumulada com Representação por Captação Ilícita de Sufrágio, determinando, cumulativamente a cassação dos registros de candidatura ou dos diplomas dos promovidos José Sarto Nogueira Moreira, José Élcio Batista, Lúcio Albuquerque Figueiredo Bruno, Marta Maria do Socorro Lima Barros Gonçalves e Francisco Albuquerque de Moura, por terem sido beneficiados pela prática de abuso de poder político e econômico e captação ilícita de sufrágio, nos termos do artigo 22, caput e inciso XIV, da Lei Complementar Federal nº 64/90, combinada com o artigo 14, parágrafo 9º, da Constituição Federal de 1988.

A investigação dos fatos tramita em segredo de justiça por possuir documentos sigilosos. Portanto, os membros do Ministério Público Eleitoral não poderão se pronunciar sobre a referida AIJE, a qual também solicita a aplicação da multa prevista no artigo 41-A, da Lei nº 9.504/97, bem como a decretação da inelegibilidade dos promovidos Lúcio Bruno, Francisco Barroso Rodrigues, Bruno Barros Gonçalves, Marcos Aurélio Bezerra Gomes, Vicente de Paula Farias Oliveira, José Cláudio de Freitas, Francisco Albuquerque de Moura, Maria do Socorro Nogueira Mendes e Adriano José Oliveira da Silva, pela prática de abuso de poder político e econômico, nos termos do artigo 22, caput e inciso XIV, da Lei Complementar Federal nº 64/90, c/c o artigo 14, § 9º, da Constituição Federal de 1988.

Portal Pacujá News 


quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

MP Eleitoral pede cassação de prefeito eleito e vereadores de Pacujá no Ceará

MP Eleitoral pede cassação de prefeito eleito e vereadores de Pacujá no Ceará. Fonte: MPCE 


O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Promotoria da 79ª Zona, em desdobramento da “Operação Sufrágio II”, realizada no dia 9 de novembro de 2020, ingressou nesta quarta-feira, dia 16, duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs). Uma é destinada ao prefeito eleito Raimundo Rodrigues de Sousa Filho, seu vice, vereadores do seu partido e apoiadores; e outra, à candidata da oposição Elisângela Nirlane Freire, seu esposo Eraldo Aguiar, eleito vereador, e apoiadores. 

Por meio do promotor de Justiça Francisco Handerson Miranda Gomes, a promotoria instaurou Procedimento Preparatório Eleitoral para apurar captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico por parte dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores do município de Pacujá. Também está sob investigação a prática dos crimes de retenção de título contra a vontade de eleitor, de corrupção ativa, de descumprimento de normas sanitárias e de organização criminosa, todos conexos com o crime de corrupção eleitoral praticados em concurso material.  

As informações colhidas revelam em seu conteúdo a existência de um esquema envolvendo captação ilícita de sufrágio, abuso de poder político e econômico, condutas vedadas e gasto ilícito de recursos por parte do candidato a prefeito Raimundo Rodrigues de Sousa Filho, seu vice José Silva de Abreu, os vereadores de seu partido Francisco Antônio de Oliveira Júnior, Lincélica Maria Ribeiro Magalhães, Washington Luis Alcântara Lima, Braz Rodrigues Alves Brito, o prefeito em exercício de Pacujá, Alex Henrique Alves Melo, familiares e apoiadores, em troca de vários benefícios aos eleitores, tais como: compra de passagens aéreas, depósito de valores, entrega de dinheiro em espécie, de material de construção, dentre outros. 

Também foi identificado um esquema envolvendo captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico por parte da candidata a prefeita Elisangela Nirlane Freire, seu esposo Eraldo Aguiar, os vereadores Ilderlan Areliano Pereira e Elza Rodrigues Sales e apoiadores de seu partido, em troca de vários benefícios aos eleitores, tais como: entrega de material de construção, de dinheiro em espécie, depósito de valores, corrupção policial, dentre outros. 

As investigações no âmbito da operação “Sufrágio II” apontam ainda provas que revelam a participação de agentes de segurança da Polícia Militar que agiram em conluio com os investigados, possibilitando a ocorrência de diversos outros crimes, que estão sendo apurados. 

Devido à apuração dos fatos, o MP Eleitoral requer que sejam negados os diplomas aos representados ou lhes cassar, se no curso da ação vier a lhe ser outorgado; a cassação dos registros ou diplomas dos representados, bem como aplicação de multa em valor que deve ser fixado por dosimetria judicial, considerando a gravidade da conduta e a quantidade de eleitores beneficiados com a distribuição da benesse; e declaração de inelegibilidade dos representados candidatos, assim como dos requeridos não candidatos para as eleições que se realizarem nos próximos oito anos.

Portal Pacujá News 

Tianguá e São Benedito tem níveis de alerta "altíssimos" para incidência de Covid-19

No total, o Ceará tem 72 cidades com níveis de alerta “altíssimo” ou “alto" para incidência de Covid-19 em seus territórios. Fonte: O Povo


Tianguá, São Benedito e Ipu estão entre os municípios considerados com níveis "altíssimos" para incidência de Covid-19. Já Guaraciaba do Norte e Croatá estão entre as cidades com nível “alto” para o Coronavírus. 

Os dados estão disponíveis na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e foram acessados às 11 horas da terça-feira, 15. As classificações são divididas em quatro níveis de alerta: (1) “novo normal”, (2) “moderado”, (3) “alto” e (4) “altíssimo”. 

No total, o Ceará tem 72 cidades com níveis de alerta “altíssimo” ou “alto" para incidência de Covid-19 em seus territórios. As informações são referentes às duas últimas semanas epidemiológicas (49 e 50), correspondendo ao período entre 29 de novembro e 12 de dezembro. Nesse intervalo, o Estado registrou uma média de 59,1 novos casos diários a cada 100 mil habitantes. 

Ao todo, são 38 municípios cearenses com alerta “altíssimo”, e com um cenário epidemiológico mais preocupante em relação à Covid-19. 

Portal Pacujá News 

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Três PMs são presos suspeitos de assassinar 5 pessoas na Chacina de Quiterianópolis no Ceará

As capturas foram realizadas no município onde o crime aconteceu.


Crime vitimou cinco pessoas no dia 18 de outubro deste ano. Foto: VC Repórter / Fonte: Diário do Nordeste 


Três policiais militares
, sendo um oficial e dois praças, foram presos, nesta terça-feira (15), suspeitos de serem os executores da Chacina de Quiterianópolis. As capturas foram realizadas no município onde aconteceu o crime, que vitimou cinco pessoas no último dia 18 de outubro. Foram cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão. 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, as investigações foram conduzidas por uma comissão composta pelas delegacias Municipal de Quiterianópolis e Regional de Tauá, e pelos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul), de Inteligência Policial (DIP) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Todo o trabalho teve a cooperação da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e da Assessoria de Inteligência da Polícia Militar. Nesta terça-feira (15), participaram da operação policiais civis e militares, com o apoio da Delegacia de Assuntos Internos (DAI) da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD).

Entenda o caso


No dia 18 de outubro, cinco pessoas foram executadas a tiros em uma casa localizada na Rua Manoel Vieira de Carvalho, no município de Quiterianópolis, a 410 quilômetros de Fortaleza. Segundo testemunhas, as vítimas estavam consumindo bebidas alcoólicas quando quatro homens armados entraram no local, pediram para as vítimas ficarem deitadas e efetuaram vários disparos de arma de fogo. Uma das vítimas da chacina foi o cirurgião-dentista Gionnar Coelho Loiola, 31. Ele era filho de um sargento da reserva da Polícia Militar.

Sobrevivente

No dia em que ocorreu o crime, um jovem sobreviveu à Chacina de Quiterianópolis depois de ter sido baleado em uma das pernas. Uma testemunha que conversou com ele disse ao Sistema Verdes Mares que ele estava no alpendre da casa quando os criminosos ordenaram que as pessoas deitassem no chão para, em seguida, efetuarem os disparos de arma de fogo. Depois de ser atingido na perna, o jovem afirmou para a testemunha que ficou caído no chão. Em seguida, ele buscou ajuda de vizinhos.

Vítimas da Chacina de Quiterianópolis:

  • Irineu Simão do Nascimento, 25 anos
  • José Reinaque Rodrigues de Andrade, 31 anos
  • Etivaldo Silva Gomes, 23 anos
  • Antônio Leonardo Oliveira Silva, 19 anos
  • Gionnar Coelho Loiola, 31 anos
Portal Pacujá News 

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Tenente Batista Sousa o "Linha Dura" será o novo secretário de segurança pública de Varjota no Ceará



Nós do Portal Pacujá News queremos parabenizar o Prefeito eleito da cidade de Varjota-Ce Elmo Monte, por ter a brilhante ideia de trazer o Tenente Batista Sousa o popular "Linha Dura" o líder da Segurança, para comandar a Secretaria de Segurança Pública da cidade de Varjota, pois o mesmo tem um grande respeito para com o cidadão, e sempre vem fazendo um excelente trabalho em prol de todos.

Destacamos que com Linha Dura à frente da Secretaria de Segurança de Varjota todos iram ganhar, pois sabemos da competência e profissionalismo que o mesmo tem por onde passa dentro da Segurança Pública do Estado do Ceará.

Linha Dura se destacou Nacionalmente pela sua forma de trabalhar em prol dos cidadãos de bem, dessa forma ele conseguiu um reconhecimento muito grande da população.

Portal Pacujá News 



quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

DNIT contrata empresa para retomar duplicação da BR-222/CE, no município de Tianguá, no Ceará

Obra impulsionará o tráfego de veículos na rodovia federal e garantirá maior segurança aos usuários da via.

Com um investimento previsto de R$ 66.123.320,74, a obra tem prazo de execução total de 360 dias consecutivos. Fonte: DNIT 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou o contrato com a empresa responsável por retomar viadutos abandonados na BR-222 no município de Tianguá. O extrato do contrato foi publicado, na quarta-feira (09), no Diário Oficial da União (DOU). 

Os serviços contratados são a execução das obras remanescentes de adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos na região, e contempla a duplicação da BR-222/CE, do segmento compreendido entre o km 309,25 e km 315,8, em um total de 6,52 quilômetros de extensão. 

Responsável por interligar os municípios de Fortaleza e Tianguá, o segmento a ser duplicado também faz a ligação com o Estado do Piauí, do Maranhão e com a Região Norte do país. No âmbito interno, o segmento engloba o entroncamento com a Rodovia Estadual CE-187, via de acesso aos municípios da Região da Ibiapaba, como Viçosa do Ceará e Ubajara, importantes polos turísticos e econômicos do estado. 

Com um investimento previsto de R$ 66.123.320,74, a obra tem prazo de execução total de 360 dias consecutivos, contados a partir da expedição da Ordem de Início dos Serviços emitida pela Autarquia após a formalização da contratação. 

Portal Pacujá News 

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

O Atleta Rafael Carcacinha da cidade de Ibiapina no Ceará, volta a brilhar com vitória dessa vez no RJ

O Atleta Rafael Carcacinha da cidade de Ibiapina no Ceará, volta a brilhar com vitória dessa vez no Rio de Janeiro.

No último domingo dia 06/12/2020, o jovem Atleta Rafael Carcacinha da cidade de Ibiapina no Ceará, participou de uma luta de MMA na arena global no Rio de Janeiro, nessa luta Rafael conquistou a vitória.

Diante de todas as dificuldades Rafael Carcacinha nunca desistiu do seu maior sonho, que é chegar no maior evento do mundo o UFC.

Rafael é um jovem humilde morador da cidade de Ibiapina na Serra da Ibiapaba, região Nordeste do Estado do Ceará, o jovem é fruto de um projeto social realizado pelo Professor de MMA Alisson Pé de Chumbo.

O Jovem Rafael também precisa de patrocinadores, para que ele consiga realizar seu sonho que é chegar no UFC. Pedimos alguém da Serra da Ibiapaba ou de outras cidades, que se sensibilizaram com a história do Rafael, que venham a ajudar esse jovem Atleta.

Portal Pacujá News

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Avô de Xand Avião morre aos 96 anos vítima de Covid-19

Artista informou os fãs por meio de uma publicação em rede social.


Xand Avião, acompanhando do avô. Foto: Reprodução/ Instagram Fonte: Diário do Nordeste 

avô paterno do cantor Xand AviãoVicente Alexandre, morreu na madrugada desta terça-feira (8), aos 96 anos, vítima de Covid-19. A informação foi anunciada pelo artista por meio de uma publicação em sua rede social. O cantor é natural do Rio Grande do Norte.

"O dia hoje amanheceu cinza! Esse guerreiro aí entre meu pai e eu é o famoso Vicente Alexandre, meu avô, de quem herdei nome e meu jeito brincalhão nos palcos, com certeza tem o dedo dele. Só perdia a paciência comigo quando eu pegava sua Monark barra circular que morria de ciúmes. Seu Vicente foi vencido pelo Covid aos 96 anos de idade, nessa madrugada. Deus conforte o coração dos meus tios e em espacial do meu pai José Alexandre", diz a publicação.

Nos comentários, vários amigos e fãs de Xand lamentaram a morte do avô do cantor. "Que Deus conforte toda família", escreve o também cantor Fernandes Rodrigues, vocalista do Bonde do Brasil. "Meu sentimentos Xand. Um dia, a dor da partida será substituída pela Alegria do Reencontro", comentou Renno PoetaIsaías CDs, empresário da banda Aviões, também se manifestou com o emoji de um coração partido.

Em março deste ano, o cantor Xand Avião e a esposa, a digital influencer Isabele Temóteo, testaram positivo para o novo coronavírus. Na época, a filha caçula do casal, chamada carinhosamente de Bebela, e o primogênito, Enzo Timóteo, chegaram a fazer o teste para a doença, mas o resultado dos dois deu negativo.

Portal Pacujá News 



segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

MPCE ajuiza 56 ações com pedidos de cassação contra candidatos no Ceará

As ações foram protocoladas contra postulantes às prefeituras de municípios cearenses, nem todos eleitos. Do total, 14 medidas são movidas contra nomes que provocaram aglomerações durante a campanha.


Ministério Público do Ceará ajuizou 56 pedidos de cassação contra postulantes cearenses. Fonte: Diário do Nordeste 


Com o fim das eleições de 2020, o Ministério Público do Ceará (MPCE) começa a fazer o balanço das supostas irregularidades apontadas durante o período eleitoral no Estado. Em levantamento parcial, o órgão já contabiliza 56 Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) ajuizadas na Justiça Eleitoral contra candidaturas majoritárias municipais cearenses. Os nomes dos candidatos investigados não foram informados.

Em todos os casos, o órgão pede a cassação do registro dos postulantes, pela prática de ilícitos que vão desde compra de votos, conduta vedada a abuso de poder político ou econômico por provocação reincidente de aglomerações.

Das 56 AIJEs movidas pelo MPCE, 14 são pela reincidência dos postulantes em provocar atos de campanha que gerassem aglomerações em meio à pandemia da Covid-19. Ao todo, as medidas são movidas por promotores de 25 zonas eleitorais, que abrangem 41 municípios.

Número pode aumentar

Os dados fazem parte de um levantamento parcial feito pelo Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel) do MPCE. O número pode ser ainda maior, já que nem todos os 109 promotores eleitorais informaram a protocolização das iniciativas. Além disso, partidos políticos, coligações e candidatos também podem entrar com uma ação judicial eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Segundo o coordenador do Caopel, promotor Emmanuel Girão, as ações são frutos de ilícitos cometidos na campanha de 2020. "Essas ações são em virtude da prática de algum ato ilícito nesse pleito, como compra de voto, botar funcionário público para trabalhar na campanha, vantagens indevidas", explica.

Sobre as ações abertas contra candidatos por aglomerações, o coordenador do Caopel explica que as medidas foram ajuizadas sob o aval do procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, que publicou recomendação para que os promotores eleitorais pedissem a cassação dos candidatos que reincidissem em desrespeitar as regras sanitárias em eventos eleitorais. A determinação do chefe do MPCE foi publicada no dia 28 de outubro, depois de várias ocorrências de aglomerações em eventos no Estado.

Girão ressalta, ainda, que as Aijes ajuizadas em relação a esse tema ocorreram antes da publicação da resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) no dia 4 de novembro, que proibiu a realização de eventos de campanha que pudessem gerar aglomerações, como comícios, bandeiraços, carreatas e caminhadas. O órgão justificou a necessidade da medida, já que eventos de campanha não vinham "primando pela contenção da pandemia da Covid-19".

Abuso de poder

"As aglomerações a gente enquadrou em abuso de poder econômico e/ou abuso de poder político. São casos que eram reincidentes, que já estavam demais. [...] São anteriores à resolução do TRE-CE, porque depois caiu consideravelmente. Acho que antes do TRE-CE se posicionar, os advogados achavam que o MPCE não iria entrar com uma ação", frisou.

Girão acrescentou, ainda, que, apesar das ações pedirem a cassação do registro de candidatura, muitos dos postulantes alvos não foram eleitos, e por isso não devem sofrer a punição. No entanto, os que foram ainda estão passíveis de perderem o mandato.

Para a advogada eleitoral Isabel Mota, as ações que sejam motivadas apenas pela reincidência de aglomerações, por si só, não justificam o pedido de cassação.

"A aglomeração é uma vedação de natureza administrativa, não está na Legislação Eleitoral. Eu não vejo o fato de terem ocorrido aglomerações, sozinho, ser suficiente para cassar diploma ou mandato. Se tiver sido aplicado várias multas ou houver algum custo benefício para o candidato nas aglomerações, aí pode ser que tenha influenciado no resultado do pleito, porque cassação é quando influencia no resultado do pleito", explica.

A advogada acrescenta, ainda, que o MPCE terá que provar "muito bem" a relação da aglomeração com o abuso de poder político ou econômico.

"O MP vai ter que provar muito bem qual a conexão de abuso de poder político ou poder econômico sobre a questão de aglomeração, para ficar provado o desequilíbrio no pleito", afirma. Antes mesmo do início da campanha, o Diário do Nordeste já vinha noticiando a ocorrência de aglomerações em eventos eleitorais, que continuaram durante a campanha. A maioria dos registros foi feita em municípios do Interior, quando a fiscalização é mais frágil.

Avaliações

O advogado eleitoral Thiago Portela ressalta que se houver alguma decisão condenatória pela Justiça Eleitoral na Aije, o candidato eleito, e investigado, pode não assumir.

"Se a ação não foi apreciada até a diplomação ou posse, e o candidato estiver com o registro deferido, ele assume normalmente. Caso ele tenha sido cassado antes, pode não assumir", esclarece.

Isabel Mota acrescenta, ainda, que isso ocorre apenas se a decisão for dada em segundo grau e o candidato eleito não conseguir recursos para assumir. "Primeiro, é o juiz eleitoral que decide ou não pela cassação. Depois, a pessoa vai para o TRE-CE. Se o TRE-CE, confirmar (a decisão), aí a pessoa pode ter problema, porque se ela não tiver tomando posse ainda vai precisar de um recurso que garanta que assuma enquanto ainda recorre no TSE", explica.

Todavia, os dois advogados acrescentam que o pedido do Ministério Público não é necessariamente acatado pela Justiça. Pode ser determinado outro tipo de punição, obedecendo o princípio da proporcionalidade, segundo eles.

"A Justiça Eleitoral vai aplicar o princípio da proporcionalidade e analisar se aqueles danos e abusos que ocorreram são suficientes para afastar o candidato eleito pelo povo. E vai avaliar se essas situações serão punidas com multas ou se será cassação mesmo", finaliza Portela.

Prazos eleitorais

Os candidatos eleitos devem ser diplomados pela Justiça Eleitoral até o dia 18 de dezembro. A posse, tanto de vereadores quanto de prefeitos eleitos, ocorre no dia 1º de janeiro de 2021

Prestação de contas

Todos os candidatos, independentemente de terem sido eleitos ou não, têm até dia 15 de dezembro para enviarem a versão final da prestação de contas à Justiça Eleitoral. Os dados precisam estar em consonância com o que foi repassado pelos partidos e com o que foi recebido em forma de doação.

Portal Pacujá News