Total de visualizações de página

domingo, 31 de março de 2019

Bolsonaro confirma que o Brasil não terá horário de verão este ano

Segundo ele, além dos estudos técnicos, a decisão foi baseada numa pesquisa interna encomendada pelo Ministério de Minas e Energia.

Jair Bolsonaro confirmou 2019 sem horário de verão.


O presidente Jair Bolsonaro confirmou, pelo Twitter, que o Brasil não terá o horário de verão neste ano. A tendência é que a decisão se repita durante todo o mandato de Bolsonaro, mas isso ainda dependerá de novos estudos.
"Após estudos técnicos que apontam para a eliminação dos benefícios por conta de fatores como iluminação mais eficiente, evolução das posses, aumento do consumo de energia e mudança de hábitos da população, decidimos que não haverá Horário de Verão na temporada 2019/2020", escreveu o presidente no Twitter.


Em entrevista a jornalistas, mais cedo, Bolsonaro contou que a ideia surgiu por iniciativa do deputado João Campos (PRB-GO). Segundo o presidente, o parlamentar o procurou para fazer "um arrazoado para não ter horário de verão".

Pouco antes do anúncio oficial, o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, confirmou a intenção do presidente. Segundo ele, além dos estudos técnicos, a decisão foi baseada numa pesquisa interna encomendada pelo Ministério de Minas e Energia que mostrou que 53% da população é a favor do fim do horário de verão.

Inicialmente, Rêgo Barros disse que o governo havia decidido acabar com o horário de verão. Questionado sobre detalhes da medida, respondeu: "Esta é a posição para este ano. Para o próximo ano, faremos avaliação posterior".
Mais cedo, Bolsonaro informou a decisão durante café da manhã com diretores de jornais. "Tomei a decisão que neste ano não teremos horário de verão", disse.
Esta semana, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que a pasta iria finalizar os estudos sobre o tema. O material foi entregue ao presidente Bolsonaro para que ele tomasse a decisão em definitivo pela continuidade ou não do horário de verão no País.
Segundo o ministro, a decisão não leva em conta apenas dados econômicos, mas outros fatores como sobrecarga e picos de consumo, por exemplo.

Fonte: Notícias R7/ Agência Estado

sábado, 30 de março de 2019

Morre, aos 70 anos, Marquinhos, ator de pegadinhas de João Kleber

Marquinhos, ator e humorista que trabalha em pegadinhas no programa de João Kleber, na RedeTVImagem: RedeTV

O ator Marco Antônio Eugênio Martini, mais conhecido como Marquinhos, morreu hoje no final da tarde aos 70 anos no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Quem confirmou a informação foi o diretor do programa "João Kleber Show", Rafael Paladia.
Responsável pelas pegadinhas do programa da RedeTV!, o comediante estava hospitalizado em tratamento contra um câncer no cérebro, descoberto no final do ano passado.
Marquinhos passou por uma nova cirurgia em março que resultou em complicações. A causa oficial de morte foi falência múltipla de órgãos.
O ator ficou conhecido também pelo bordão "o quê, o quê, o quê, rapaz", que serviu até como lema de sua campanha para vereador por São Paulo em 2016.
O corpo do humorista será velado por familiares e amigos no Cemitério da Quarta Parada, na zona leste da capital paulista.

Mecânico invade curso e mata ex-mulher a tiros no Bairro Henrique Jorge, em Fortaleza.

Manuelle estava separada há cerca de três mesesVC Repórter

Um mecânico invadiu a sede de um curso profissionalizante e de idiomas e matou a tiros a ex-mulher, na manhã deste sábado (30), no Bairro Henrique Jorge. Manuelle Vasconcelos Sampaio, 31 anos, foi atingida com cinco tiros e morreu no local, segundo a polícia.

Ela era atendente no estabelecimento onde, no momento do crime, havia aulas. Testemunhas disseram que ele trancou a área onde Manuelle estava. Os alunos tiveram de quebrar a porta do prédio para fugir. 
A polícia chegou à escola poucos minutos após os disparos. O suspeito foi preso e encaminhado para a Delegacia de Defesa da Mulher.  
Segundo a polícia, há relatos de que o homem era agressivo e já havia agredido fisicamente a vítima. O casal estava separado há cerca de três meses e são pais de um menino de 10 anos.
 Fonte: Diário do Nordeste 

sexta-feira, 29 de março de 2019

Ceará notificou 2.034 casos de dengue, de janeiro a março de 2019.

Com 2.034 ocorrências registradas de 1º de janeiro a 16 de março de 2019, o Ceará é o 3º Estado do Nordeste com maior número de ocorrências, atrás apenas da Bahia (7.305 casos) e de Pernambuco (3.418).


 

O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, foi alvo de mais um alerta de prevenção, dessa vez do Ministério da Saúde. Conforme levantamento do órgão, de 1º de janeiro deste ano até 16 de março, o Ceará notificou 2.034 casos de dengue, o que representa um aumento de 81,8% em relação a igual período no ano passado, quando foram notificados 1.119 casos da doença.
O Ceará foi apontado como o 3º Estado do Nordeste com maior número de casos em 2019, atrás apenas da Bahia - 7.305 - e de Pernambuco - 3.418. A incidência no Ceará é de 22,4 casos de dengue a cada 100 mil habitantes, e, até o dia 16 de março, o Estado não registrou óbitos em decorrência da doença.
A presença da população não-imune, a dificuldade da sociedade em fazer seu trabalho de prevenção, e do Governo em eliminar os focos do mosquito são os principais fatores que contribuem para o aumento no número de casos, de acordo com o infectologista Anastácio Queiroz, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Disseminação
"Nós temos tido muitas chuvas, e com elas vem a maior proliferação do vetor. No momento em que o ambiente onde aqueles ovos foram depositados se enche de água, eles eclodem os mosquitos. Aí se dá uma verdadeira disseminação da doença, especialmente em pessoas que ainda não tiveram o sorotipo que está circulando", explica o médico.
Segundo ele, os focos do mosquito no Ceará nunca foram definitivamente eliminados, voltando a aparecer poucos meses após as ações de agente de endemias. As caixas d'água, por exemplo, ainda representam um desafio para parte da população que não segue as recomendações de mantê-las tampadas.

"Em vários pontos da cidade, você encontra casca de ovo, sapato velho, todo tipo de plástico largado na rua e acumulando água. Isso se repete ano a ano", diz. Para o infectologista, a questão diz respeito também à forma de tratar o meio ambiente. "Ou se modificam esses hábitos de modo definitivo para que os focos desapareçam, ou nós vamos continuar sofrendo com isso até o dia em que houver vacinas para prevenir contra todos os vírus da dengue".
Capital
Em Fortaleza, dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) Online, divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apontam que foram notificados 845 prováveis casos de dengue em residentes de Fortaleza neste ano, até o último dia 16 de março.
Do total de casos na Capital, 106 foram confirmados, 327 descartados, 38 inconclusivos e 374 estão sendo investigados. No que diz respeito ao critério de confirmação, 85 foram por critério clínico epidemiológico, e 21 por laboratório.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) foram responsáveis pela notificação de 71,2% dos casos em Fortaleza, seguidas pelas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e Hospitais Estaduais, com 9,3% e 9,2% respectivamente. Nos Hospitais Municipais foram notificados 9% . Hospitais particulares notificaram 0,5%, e outros estabelecimentos, 0,7%.
Dentre as unidades de saúde, a UPA do Jangurussu registrou o maior número de notificações no período, totalizando 162 e seguida de perto pela UPA do Itaperi, que teve 129 registros.
A SMS ressaltou, ainda, a incidência de dengue por bairros da Capital, dividindo-os por Coordenadoria Regional de Saúde (Cores). Os números mais expressivos encontram-se nas Regionais VI, V e IV que representam 72% das notificações de 2019. Nestas, destacam-se os bairros Serrinha, Itaperi, José Walter, Mondubim, Canindezinho, Jangurussu e Conjunto Palmeiras.
A incidência no Ceará, conforme levantamento do Ministério da Saúde, é de 22,4 casos de dengue a cada 100 mil habitantes, e, até o dia 16 de março, não foram registrados óbitos pela doença.

Fonte: Diário do Nordeste 

quinta-feira, 28 de março de 2019

Tenente-coronel, um major e sete praças são presos em operação do MPCE, nas cidades de Sobral e Tianguá.

Os presos são acusados de concussão, quando há extorsão, e associação criminosa.


Oficiais são suspeitos de crime ambiental.(Foto: Reprodução)

O tenente-coronel da Polícia Militar Paulo de Tasso, um major e sete praças foram presos preventivamente em operação do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc), do Ministério Público do Ceará, na manhã desta quinta-feira, 28, na região norte do Estado. Também participam da ação equipes da Delegacia de Assuntos Internos (DAI), vinculada à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). 

Paulo de Tarso Marques Paiva é comandante Batalhão da Polícia do Meio Ambiente ( BPMA), com sede na cidade de Sobral. Além dele, foi preso o major Francisco Marcelo Nantua Bezerracomandante da 2ª Companhia do 3° Batalhão da Polícia Militar, com sede em Tianguá. E aquartelados os seguintes praças: Raimundo Nonato Cruz, Antônio Barbosa Filho, Marcelo Cristiano Melo, Reginaldo Bento De Araújo, Pablo Weslly Cavalcante, Jorge Luis de Sousa e Décio Alves Fernando. 
De acordo com as informações da Associação das Praças Militares do Estado do Ceará (Aspra), os militares são acusados de concussão, quando o sujeito ativo do crime é um funcionário público, por suposta extorsão para licenças ambientais, construções e funcionamentos de empreendimentos na região Norte. Além disso, há também a acusação de associação de organização criminosa. 
Três dos praças presos são da Aspra. De acordo com a entidade, os suspeitos terão apoio jurídico de quatro advogados, lotados na sub-sede em Sobral. Filipe Dávila, coordenador jurídico da associação, afirma que outras medidas cautelares poderiam ter sido tomadas nesse caso, como afastamento das funções ou proibição de frequentar certos lugares.
“O PM é o servidor público, dentro do Estado de direito, mais fácil de monitorar. O sistema militar é muito rígido. Não há razão para supor que um funcionário desse, em virtude de uma decisão judicial, vá deixar de cumprir o afastamento. Não tem razão de decretar uma medida tão violenta e drástica", declarou Filipe ao O POVO Online. De acordo com o coordenador jurídico, os praças presos têm mais de 20 anos de carreira militar. 
Em nota, o Ministério Público do Ceará (MPCE), afirmou que, por força do mandado judicial, o qual ordena o caráter sigiloso da operação, o órgão não pode se pronunciar sobre o caso, "sob pena de macular toda tramitação processual". 
A CGD informou que o caso será apurado também na seara disciplinar do órgão. "Vale ressaltar que, para resguardar o caráter sigiloso da operação, a CGD não pode fornecer mais informações", destacou em nota.
O POVO Online contatou a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), mas a pasta disse optou por não se pronunciar sobre o assunto. 

Fonte: O Povo Online 

Barragem rompe e carro com Padre é arrastado pela correnteza na CE 178 zona rural de Santana do Acaraú

A rodovia está interditada no trecho da divisa entre Santana do Acaraú e Sobral, o padre da Paróquia Senhora Santana foi arrastado e socorrido por um agricultor, os moradores estão em estado de alerta por conta do Açude Carnaúbas.


Trecho da rodovia que ficou danificado após a passagem da correnteza . (Foto: Divulgação Facebook Major Morais)


A barragem Salgadinho rompeu na noite desta quarta-feira (27), na zona rural de Santana do Acaraú, o volume de água foi intenso e danificou um trecho do Km 84 da rodovia CE 178, que liga Sobral a Santana do Acaraú, o rompimento da barragem aconteceu por volta das 18h40min, o veículo conduzido pelo Pároco da Paroquia Santa Ana, Padre Raimundo Nonato Leonardo Bastos foi levado pela correnteza, segundo o taxista José Osmar Frota Cavalcante que estava na hora do acidente, o padre viu a água na pista porém imaginou que fosse da chuva, "ao passar com seu veículo o volume aumentou rapidamente e o carro do padre foi levado pela correnteza, diante da situação o agricultor Júnior Pereira saltou na água e conseguiu salvar o religioso. O veículo foi levado pela correnteza com todos os pertences do padre", disse o taxista, que precisou fazer um desvio por Massapê para conseguir chegar em Santana do Acaraú.

Trecho interditado - O Padre foi levado ao hospital e seu estado de saúde é estável. Todos os veículos que tentaram passar pela rodovia após as 18h50min tiveram que voltar e seguir destino via Massapê ou Miraíma. O corpo de bombeiros foi acionado e compareceu ao local. A Polícia Rodoviária Estadual orientou todos os motoristas a procurar rotas alternativas. A PRE decidiu interditar a rodovia nos dois sentidos.


Carro do Padre.  (Foto: Divulgação Facebook Major Morais)

Segundo o major Moraes do Corpo de Bombeiros, Sobral teve registro de chuva intensa durante o dia, mas no momento do rompimento da barragem não chovia na região. O veículo do padre foi arrastado pela correnteza e será resgatado apenas nesta quinta-feira (28), devido a pouca luminosidade do local.

O Corpo de Bombeiros irá verificar a barragem na manhã desta quinta-feira (28), juntamente com a Defesa Civil. "Amanhã a gente vai na barragem verificar a situação. Provavelmente ela rompeu por falta de manutenção, problema de muitos açudes particulares do Estado. A gente vai tomar as devidas providências para recuperar a barragem e responsabilizar os proprietários", ressalta Moraes.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros do Ceará, a coordenadoria Estadual da Defesa Civil entrou em contato com a Prefeitura de Santana do Acaraú, mas não foi solicitada ajuda. "O prefeito disse que não houve nada de significativo. Houve alguma coisa lá, mas não foi a ruptura da barragem e a Prefeitura passou que a situação está sob controle, então a coordenadoria estadual não foi acionada, só vamos quando há solicitação da defesa civil municipal", disse a assessoria de imprensa dos Bombeiros.

CARNAÚBAS - O açude Carnaúbas, localizado na zona rural de Santana do Acaraú está sendo monitorado pela população, segundo levantamento feito pelo site Tribuna dos Vales, o reservatório apresenta diversas irregularidades, dois engenheiros do DNOCS visitam a obra semana passada, um relatório da vistoria deve ser encaminhado a Defesa Civil de Santana do Acaraú. 

Local do arrombamento. (Foto: Divulgação Facebook Major Morais)


Fonte: Tribuna dos Vales


quarta-feira, 27 de março de 2019

Barragem rompe em Sobral e interdita CE-178, que liga Sobral a Santana do Acaraú.

A água da represa invadiu um trecho da rodovia, que liga Sobral a Santana do Acaraú, interrompendo o fluxo de veículos na região.


A barragem fica localizada próximo ao distrito de Patriarca, em Sobral.
Uma barragem rompeu, na noite desta quarta-feira (27), em Sobral, na Região Norte do Estado, e interditou um trecho da CE-178, nas proximidade do km 84, que liga o município a Santana do Acaraú. A água invadiu a rodovia, fazendo com que a passagem pelo trecho ficasse inviável. 
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) já está no local para orientar os motoristas. Segundo o sargento da PRE Neilson, parte da pista da CE-178 cedeu. O local está interditado em ambos os sentidos. 
Ainda conforme o sargento, a barragem é de propriedade particular. Ela fica localizada próximo ao distrito de Patriarca, em Sobral. 
Osmar Frota, taxista e morador da região, disse que tentou atravessar a rodovia, mas acorrenteza da água estava muito forte e por isso desistiu de arriscar. Ele estava indo de Sobral para Santana do Acaraú e precisou fazer um desvio de aproximadamente 20 km passando por Massapê para seguir o seu trajeto.


Fonte: Diário do Nordeste 

Deslizamento de terra bloqueia rodovia CE-311, em Viçosa do Ceará

Segundo o Departamento Estadual de Rodovias (DER), uma equipe está no local desobstruindo o trecho da rodovia.


Trecho ficou intransitável após o deslizamento de uma barreira na manhã desta quarta-feira (27)
Foto: VC Repórter

Um deslizamento de terra deixouinterditado um trecho da rodovia estadual CE-311, que liga o município de Viçosa do Ceará a Granja, na manhã desta quarta-feira (27).
Em vídeos enviados por moradores do local, é possível ver galhos de árvores e lama obstruindo o trecho da rodovia. Motoristas que tentaram passar pelo local tiveram bastante dificuldade. 
Segundo o Departamento Estadual de Rodovias (DER), a via foi bloqueada depois do deslizamento de uma barreira, ocasionado pelas fortes chuvas.
Em nota, o Departamento Estadual de Rodovias (DER) informa que já está com uma equipe no local desobstruindo o trecho da rodovia e que neste momento, uma faixa de circulação já está liberada para tráfego. 


Fonte: Diário do Nordeste 

Campeã de surfe morre após ser atingida por raio em praia de Fortaleza; outro surfista está em estado grave.


A surfista cearense Luzimara Souza, 23 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (27), após ser atingida por um raio enquanto surfava na praia da Leste-Oeste, em Fortaleza. Um outro surfista que estava na praia também foi atingido e, após ser resgatado por banhistas, foi levado ao hospital em estado grave.

De acordo com o vendedor Gerardo Júnior, que ajudou no salvamento dos surfistas, Luzimara recebeu a descarga elétrica enquanto estava no mar. Luzimara Souza foi encaminhada para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Bairro Centro, mas não resistiu e morreu após dar entrada na unidade hospitalar.

“Infelizmente aconteceu essa fatalidade. Eu cheguei aqui no momento da descarga elétrica onde a nossa atleta profissional recebeu a descarga em cima dela”, disse Gerardo Júnior.

O vendedor ainda disse que, depois do resgate de Luzimara, ele percebeu que outro surfista estava se afogando após o raio. “Eu entrei no mar para tirar ele e levei para os bombeiros. Os bombeiros salvaram a vida dele, saí de lá e ele estava consciente”, acrescentou.

Surfista desde criança


Luzimara dos Santos começou a treinar aos dez anos de idade na Associação Esportiva Cultural Praia do Mero. Segundo o treinador de surfe Jeová Rodrigues, nesta quarta-feira ela estava treinando para o Campeonato Brasileiro de Surf que vai ocorrer na praia da Caponga nos dias 6 e 7 de abril.

Rodrigues informou que não estava com ela no momento do incidente. Tinha ido pegar a ficha de inscrição para o campeonato na Praia de Caponga. Ainda segundo o treinador, ela ganhou o Campeonato Cearense e Brasileiro de 2018 e em 2019 foi vice-campeã.

Vídeo:



Fonte: G1

terça-feira, 26 de março de 2019

Cacimbas-Cariré: Acidente entre caminhão e bicicleta deixa uma vitima fatal na CE-321



O acidente ocorreu hoje, por volta das 8:00 hs da manhã na CE 321, que Liga Mucambo a BR-222. Foi na localidade de Cacimbas Cariré. 

A Vitima trefegava em sua bicicleta quando foi colhida por um caminhão Baú. 

Rita de Cássia Nogueira ainda foi socorrida ao hospital Municipal de Mucambo mas veio a óbito antes mesmo de dá entrada na quela unidade hospitalar .

Vítima 


Fonte: Mucambo Em Questao

segunda-feira, 25 de março de 2019

Ipueiras-CE: Princípio de incêndio é registrado em Agência da Caixa Econômica


O início de um incêndio foi registrado por leitores do Ipu Post agora há noite. Internautas postaram fotos em redes sociais.
Um princípio de Incêndio foi registrado na noite desta segunda-feira (25) de Março, na Agência da Caixa Econômica Federal do município de Ipueiras, na Serra da Ibiapaba, no Noroeste do Ceará, 300 quilômetros de Fortaleza.
De acordo com informações preliminares, as chamas iniciaram na parte de frente da agência bancaria e pode ter sido causada por um curto circuíto. Leitores relataram através de perfis em redes social que o fogo pode ter sido causado por um curto na rede elétrica.
Em fotos postada em redes sociais e enviadas a Redação do Portal Ipu Post, uma cortina de fumaça toma de conta da rua da agência que fica localizada próximo ao Parque da Cidade. (ATUALIZANDO)

Da Redação do Ipu Post

Justiça Federal manda soltar ex-presidente Michel Temer

Decisão do desembargador Antonio Athie também beneficia Moreira Franco, Coronel Lima e mais quatro pessoas.

O ex-presidente Michel Temer (MDB) conseguiu um habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 2ª Região. A decisão do desembargador Antonio Ivan Athie também beneficia todos os presos na Operação Descontaminação, deflagrada na última quinta-feira, 21 — incluindo o ex-ministro Moreira Franco e o ex-assessor de Temer, João Baptista Lima Filho, o Coronel lima. 

Os acusados pelo Ministério Público Federal foram presos por ordem do juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do RJ. A decisão foi tomada no âmbito de uma investigação que apura corrupção na estatal Eletronuclear, sobre a qual Temer exerceria influência.

Tanto no pedido da força-tarefa da Operação Lava Jato quanto na decisão do juiz, ficou claro que o ex-presidente foi detido por um conjunto de diversos fatos que teriam sido praticados por uma organização criminosa da qual ele seria o principal líder.

Segundo o Ministério Público Federal, os delitos relacionados a Temer somariam uma propina de 1,8 bilhão de reais. A Procuradoria inclui, na conta, os 720 milhões de reais que teriam sido prometidos pelo empresário Joesley Batista ao ex-presidente por meio do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (MDB-PR).

O desembargador Athié, entretanto, discordou dos argumentos que levaram à prisão dos envolvidos. “Mesmo que se admita existirem indícios que podem incriminar os envolvidos, não servem para justificar prisão preventiva, no caso, eis que, além de serem antigos, não está demonstrado que os pacientes atentam contra a ordem pública”, escreveu o desembargador na decisão.

Em sua decisão, o magistrado também aponta, conforme alegou as defesas, que não há fato novo apontado pelo MPF capaz de justificar a prisão preventiva. “Tampouco em relação a lavagem de dinheiro, envolvendo a Eletronuclear, há contemporaneidade, eis que todas as ocorrências visando camuflar origem de valores, para colocá-los em legalidade, segundo a narrativa ocorreram e consumados foram a no mínimo cerca de 4 (quatro) anos atrás, não importando, para o caso, valores oriundos de outros fatos, eis que em apuração em outros procedimentos, em outros juízos.” 

Além de Temer, Moreira Franco e Coronel Lima, a decisão se estende aos acusados Maria Rita Fratezi, Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa Filho, Vanderlei de Natale e Carlos Alberto Montenegro Gallo. Presos temporariamente, Rodrigo Castro Alves Neves e Carlos Jorge Zimmermann já haviam conseguido ser libertados no final de semana.


Demora

Na última sexta-feira 25, Athié havia remetido à 1ª Turma do TRF2 a análise dos pedidos de liberdade apresentados pelas defesas dos envolvidos. O julgamento no colegiado estava previsto para acontecer na próxima quarta, 27, a partir das 13h. Agora, o desembargador explica que não teve tempo hábil para analisar os sete habeas corpus que chegaram ao seu gabinete.

“O fato de atender pessoalmente os representantes das partes, que ali estavam para isso, foi fator que contribuiu para impossibilitar edição de decisão naquela tarde, eis que consumido tempo razoável, a tudo aliada a necessidade de dar andamento a procedimentos outros existentes no gabinete, também dependendo de alguma providência naquele dia.”

O desembargador afirmou que analisou os autos em sua casa, durante o fim de semana. “Ao examinar o caso, verifiquei que não se justifica aguardar mais dois dias para decisão, ora proferida e ainda que provisória, eis que em questão a liberdade. Assim, os habeas-corpus que foram incluídos na pauta da próxima sessão, ficam dela retirados”, registrou.

O criminalista Mauricio Leite, que representa o Coronel Lima, afirmou que “a decisão proferida é de extrema importância pois valoriza os princípios fundamentais dispostos na Constituição Federal, além de demonstrar a serenidade e imparcialidade do tribunal ao apreciar a questão”.

Os advogados Alexandre Sinigallia e Paola Forzenigo, advogados de Carlos Alberto Costa, também se manifestaram: “A forma processual é o que dá segurança em nosso Estado Democrático de Direito. E a investida da acusação com base em fatos antigos – indevidamente chancelada pelo Juiz de 1º Grau – foi ação claramente ilegal, como brilhantemente reconhecido.”

 Clique aqui para ler a íntegra da decisão.



 Fonte: Veja
 

Turistas estão saindo e chegando em Jericoacoara com ajuda de bote inflável.



Uma grande fila de carros se formou nos dois lados do Riacho Doce, entre Preá, em Cruz, e Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara, e ao lado das lagoas, entre as dunas. A passagem por esses dois acessos está intransitável. Carros de turismo e caminhões que abastecem Jericoacoara nao estao chegando a vila. Um caminhão carregado de frutas tentou passar e ficou submerso no Riacho Doce. 

Os turistas que estão chegando ou saindo de Jericoacoara estão usando botes infláveis para atravessar. Nativos forma um cordão humano para vencer a correnteza e pegar os carros que estão do outro lado da água. A Limpeza pública na Vila está sendo feita de forma improvisada e os serviços básicos estão comprometidos. Quem se arrisca a atravessar o riacho em veículos, está tendo prejuízos. 





 





Com informaçoes de Idomilson Martins

domingo, 24 de março de 2019

Video: Homem é agredido por policiais militares durante blitz em Guaraciaba do Norte

Ação foi gravada por um celular. Agentes serão afastados, segundo a Polícia Militar.



Um homem foi agredido por policiais militares durante uma blitz em Guaraciaba do Norte. O fato aconteceu na noite deste sábado (23) e foi registrado por um aparelho celular. Em nota, a Polícia Militar informou que os agentes que aparecem no vídeo serão afastados.
Nas imagens é possível ver o motociclista conversando com um dos agentes, enquanto um outro chega com dois cassetetes. Logo em seguida, os policiais desferem golpes contra o homem usando o instrumento. O motociclista não esboçou reação antes ou depois da agressão. Por fim, os agentes saem com o motociclista em direção a um veículo.
Em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que os agentes serão afastados do serviço operacional e acrescentaram que o tipo de atitude mostrado no vídeo não é conduta "que se espera de um agente da Lei, pois vai ao desencontro do que é ensinado na formação profissional". 


A Polícia não informou se o motociclista foi preso e nem deu detalhes da abordagem. A instituição alega que tomou conhecimento dos fatos durante este domingo e vai apurar o que houve.
Veja o Vídeo:


sábado, 23 de março de 2019

Raio cai e mata 21 cabeças de gado em fazenda em Campo Grande-MS .

De acordo com o produtor rural, no dia da descarga elétrica, havia 150 animais no pasto da fazenda que está localizada em Aparecida do Taboado.



A queda de um raio matou 21 cabeças de gado em uma propriedade rural de Aparecida do Taboado, a 444 km de Campo Grande. De acordo com o produtor Nelson Bernal Salvador, os animais foram enterrados nessa quinta-feira (21), um dia após serem atingidos pela descarga elétrica.

“Há 28 anos morando aqui, foi a primeira vez que vi a criação ser atingida por um raio. ‘Foi triste ver todos eles mortos”, explica ao G1.

Segundo Nelson, os prejuízos por conta da morte dos animais de cruzamento industrial, podem chegar a R$ 50 mil, mas afirma que poderia ter sido bem maior.

“No dia em que parte deles foram atingidos pelo raio, no pasto, tinham 150 cabeças de gado, os que morreram estavam próximos da cerca”, lamenta.

De acordo com o produtor, uma imensa valeta foi aberta no pasto em que o gado foi atingido pela descarga elétrica. Foram usados dois tratores e uma máquina cedida pela prefeitura para ajudar no enterro dos animais.

Fonte: G1

sexta-feira, 22 de março de 2019

Pacujá-Ce: Homem morre após cair de cavalo na Ce-321 localidade de Batoque, e carro o atingir.

Vítima  Natan Silva.

Homem morre no fim da tarde de hoje sexta-feira dia 22/03/2019, na Ce-321 próximo a Localidade de Batoque em Pacujá Ceará. 

Natan Silva trafegava de cavalo as margens da pista quando veio a cair de seu cavalo, e um carro que passava o atingiu. Segundo informações o mesmo ainda foi levado para o hospital de Mucambo mas veio a obto.

Natan Silva era morador da Comunidade de Batoque .

Informações extraoficiais.

Vítima.

PORTAL PACUJÁ NEWS.

Três homens são mortos a tiros dentro de residência no Bairro Sumaré em Sobral

O crime foi registrado dentro de uma residência na Rua Ferroviário, no Bairro SumaréMatheus Ferreira

A Polícia Civil registrou um triplo homicídio na madrugada de sexta-feira (22), no município de Sobral, a 245 km de Fortaleza. De acordo com o relatório de ocorrências da Secretaria da Segurança Pública, os três homens foram mortos a tiros dentro de uma residência na Rua Ferroviário, no bairro Sumaré.
Ainda segundo o relatório policial, duas das três pessoas mortas pelos suspeitos, tinham passagens pela polícia. As vítimas foram identificadas como Bruno Sousa e Silva, de 22 anos, com antecedente por porte ilegal de arma de fogo, violação de domicílio e roubo a pessoa; Mário Ferreira Alves, 19 anos, com passagens pela polícia por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e receptação; e Ricardo Lopes Cunha de 19 anos, sem antecedentes criminais.
Equipes do plantão da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce)também estiveram no local do crime, para a realização dos procedimentos acerca do fato.
Denúncias
A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam ajudar na localização dos suspeitos. As denúncias podem ser feitas pelo número (88) 99261-3471, que é o WhatsApp do Núcleo de Homicídios de Sobral, e serão mantidas em sigilo.

Fonte: Diário do Nordeste 

quinta-feira, 21 de março de 2019

Camocim-Ce: Mulher é presa após dar à luz e enterrar o bebê ainda vivo, que foi comido por animais.


Uma recém-nascida teve o corpo atacado por animais após ser enterrada viva pela mãe na localidade de Buriti, zona rural da cidade de Camocim, a 354 quilômetros de distância de Fortaleza, nesta quarta-feira (20).

De acordo com a Polícia Militar, populares informaram que escutaram um choro de bebê dentro da mata e ao fazerem buscas localizaram a criança morta, com ferimentos dos ataques pelo corpo. A suspeita dos policiais é que a mãe tenha enterrado a filha em uma cova rasa ainda viva.

Conforme a polícia, a mãe foi localizada após denúncias anônimas, que afirmaram terem visto a mulher suja de sangue nas proximidades do local onde o corpo do bebê foi encontrado.

A mulher foi presa e encaminhada para a delegacia de Jijoca de Jericoacoara. O corpo do bebê foi encaminhado para o IML de Sobral, onde passará por perícia.



Ex-presidente Michel Temer é preso pela Lava Jato



O ex-presidente da República Michel Temer foi preso na manhã desta quinta-feira (21) após pedido da força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro. Michel Temer é o segundo presidente a ser preso após ação na esfera penal —​o primeiro foi Luiz Inácio Lula da Silva, em abril de 2018. 
Durante a República, outros presidentes foram presos apenas por crimes políticos, em meio a crises e golpes. O caso que mais se aproxima do caso de Lula e Temer, que tiveram tramitação na esfera judicial, aconteceu há quase 97 ​anos —​trata-se da prisão de Hermes da Fonseca, que chefiou o Poder Executivo federal entre 1910 e 1914.
E, como mostrou reportagem da Folha, mesmo com processo judicial envolvido, o caso do marechal foi essencialmente político.
Segundo a Folha apurou, a prisão tem relação com delação de executivo da empreteira Engevix, que envolveria propina para campanha eleitoral do ex-presidente da República.
Ao ficar sem mandato neste ano, Temer perdeu a prerrogativa de foro perante o Supremo, e denúncias contra ele foram mandadas para a primeira instância da Justiça Federal.
Recentemente, o ministro Luís Roberto Barroso deferiu pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) para que se abram cinco novas investigações sobre o emedebista, que tramitarão na primeira instância.
Temer foi denunciado em dezembro pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, sob acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia decorreu de investigação aberta em 2017, na esteira da delação da JBS, sobre supostas irregularidades na edição do Decreto dos Portos, assinado por Temer em maio daquele ano.

NOVAS INVESTIGAÇÕES

Das 5 novas apurações abertas, 3 têm a Argeplan Arquitetura e Engenharia como peça central. A PGR sustenta que a empresa, que aparece na denúncia dos portos como intermediária de propina e que tem como um de seus sócios o coronel Lima, pertence de fato ao ex-presidente.
Um dos pedidos de abertura de inquérito envolve um contrato milionário da Eletronuclear para a construção da usina de Angra 3 que foi paralisado devido a suspeitas levantadas pela Lava Jato. O contrato, de R$ 162 milhões, foi firmado pela multinacional AF Consult, que subcontratou a AF Consult do Brasil, que por sua vez tem a Argeplan em seu quadro societário.
Ao lado da Argeplan, a empreiteira Engevix também foi subcontratada para a obra. Em 2016, um dos donos da Engevix, José Antunes Sobrinho, tentou, sem sucesso, fechar um acordo de delação com o Ministério Público relatando que o coronel Lima cobrou dele R$ 1 milhão para a campanha de Temer em 2014.
Dodge requereu que a apuração desse caso seja feita perante a 7ª Vara Criminal da Justiça Federal no Rio, sob responsabilidade do juiz Marcelo Bretas, onde outros processos sobre a Eletronuclear já tramitaram.
A Argeplan também é suspeita de superfaturar e deixar de prestar serviços para os quais foi contratada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio do consórcio Argeplan/Concremat.
A terceira nova apuração envolve contrato celebrado entre a empresa e a Fibria Celulose, que opera no porto de Santos, com valores em torno de R$ 15,5 milhões. Dodge solicitou que se investigue também, no mesmo procedimento, transações financeiras entre a Construbase Engenharia e a PDA, a outra empresa do coronel.
A Construbase repassou à PDA, de setembro de 2010 a agosto de 2015, R$ 17,7 milhões, por meio de 58 transferências. A empresa do coronel, segundo a Procuradoria, "consta por diversas vezes em relatórios do Coaf [Conselho de Controle de Atividades Financeiras], como responsável por movimentações atípicas".
Na quarta frente de apuração aberta, Dodge apontou suspeitas de que uma das filhas do presidente, Maristela Temer, tenha praticado o crime de lavagem de dinheiro por meio de uma reforma em sua casa, em São Paulo.
Dodge considerou que a suspeita de que a obra tenha sido paga com dinheiro de propina "não guarda intrínseca relação" com o suposto crime de corrupção denunciado no âmbito do inquérito dos portos, e requereu uma investigação específica a ser feita perante a Justiça Federal em São Paulo.
A quinta nova investigação aberta é sobre um suposto contrato fictício assinado a pretexto de prestação de serviços no terminal Pérola, no porto de Santos. A empresa faz parte do grupo Rodrimar.

​AS 5 APURAÇÕES CONTRA TEMER

Reforma

Maristela, filha do presidente Michel Temer, e outros são suspeitos de lavagem de dinheiro por meio de reforma na casa dela, em São Paulo. Materiais foram pagos em dinheiro vivo por mulher de coronel amigo de Temer

Eletronuclear

Coronel João Baptista Lima Filho é suspeito de pedir, com anuência de Temer, R$ 1,1 milhão a José Antunes Sobrinho, sócio da Engevix, no contexto de um contrato para a construção da usina de Angra 3 

Tribunal paulista

Suspeita de superfaturamento e de serviços não executados pelo consórcio Argeplan/Concremat, contratado por cerca de R$ 100 milhões para realizar obras no Tribunal de Justiça de São Paulo. Para PGR, Argeplan pertence de fato a Temer

Terminal Pérola


Suspeita de contrato fictício, de R$ 375 mil, para prestação de serviço no porto de Santos

Construbase e PDA

PDA, uma das empresas do coronel Lima que consta de relatórios de movimentação financeira atípica feitos pelo Coaf, recebeu da Construbase, em 58 transações, R$ 17,7 milhões de 2010 a 2015. Outro contrato suspeito, de R$ 15,5 milhões, é entre Argeplan e Fibria Celulose, que atua no porto de Santos